Campello: 'O pouco tempo de treino não deve servir de muleta para adiar as rodadas do campeonato'
Quarta-feira, 17/06/2020 - 01:52
A Federação de Futebol Estado do Rio de Janeiro voltou a se reunir com representantes dos clubes, em encontro virtual nesta terça-feira (16), para dar sequência ao arbitral iniciado na noite desta segunda (15). Depois de marcar as datas para o retorno do Campeonato Carioca, o objetivo da nova reunião era definir local e horário das partidas. Flamengo x Bangu segue confirmado para quinta-feira (18), mas o debate não avançou.

O calendário e a definição da tabela voltaram a pauta. Fluminense e Botafogo mantiveram suas posições contrárias ao retorno no dia 22 de junho, data marcada pela federação na reunião desta segunda. Os representantes do Alvinegro levaram a informação de que a comissão técnica deixou claro que não jogaria nos dias 22 e 25 deste mês, propostos pela FERJ. Paulo Autuori já havia dito em entrevista que não aceitaria um retorno precoce como cidadão e profissional, mas, ainda assim, as datas foram mantidas.

"Não houve consenso até o momento. O Botafogo tem uma linha de ação definida caso o quadro permaneça inalterado, mas espera que haja entendimento entre os clubes e o seu pleito seja atendido. Não há condições de cumprir esse calendário da forma que foi proposta", afirmou Nelson Mufarrej, presidente do Botafogo.

O presidente do Vasco, Alexandre Campello, chegou a sugerir uma outra opção de data, com Fluminense e Botafogo entrando em campo nos dias 28 de junho e 01 de julho. O Tricolor e o Alvinegro aceitaram a sugestõas, mas a FERJ não.

"Acho que se deve buscar uma solução de consenso. Havia um acordo, unânime, de voltar aos treinos e jogos quando autorizado. Eles optaram por não fazê-lo. Claro que esta decisão traz prejuízos e eles não podem transferir está responsabilidade para os demais clubes. O pouco tempo de treino não deve servir de muleta para adiar as rodadas do campeonato. Seria punir aqueles que fizeram esforço para retomar as atividades", opinou o presidente do Vasco.

Após dois dias de longas reuniões e sem acordo em relação ao calendário para retorno do Campeonato Carioca, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, garante que o clube vai buscar seus direitos na justiça desportiva.

"Em algum momento desta semana, chegamos a acreditar que, em atitude de um saudável exame de consciência, o conselho arbitral da Ferj mudaria a data de nossos jogos, promovendo a entrada dos times em campo somente em julho, quando esperamos semanas epidemiológicas menos graves para o estado do Rio de Janeiro. E em especial na capital, onde já há alguns sinais de uma tendência de redução dos casos de contaminação e de óbitos - ainda que haja alertas de que o relaxamento das medidas de isolamento social poderá provocar uma segunda onda de casos de Covid-19. No entanto, ignorando os riscos da pandemia e mesmo o risco de lesões aos atletas por falta de tempo adequado ao treinamento, o Arbitral optou por manter sua posição imprudente, estabelecendo as datas de 22 e 25 de junho para os jogos do Fluminense. Sendo assim, não resta outra alternativa ao clube senão buscar as medidas na justiça desportiva para fazer valer o que é certo, ou seja, remarcar a data de nossos jogos para julho. Seguimos no estado de calamidade pública e faremos valer nosso direito de somente entrar em campo quando tivermos o devido tempo de preparação física para garantir as melhores condições aos atletas e a devida segurança sanitária. O futebol ocupa um espaço muito importante na vida das pessoas. Mas os interesses ainda não muito bem esclarecidos de dirigentes não podem fazer com que ele se converta em risco à saúde e à própria vida das pessoas", afirmou o presidente tricolor.

Fonte: Esporte Interativo