Em inquérito, Ministério Público recomenda suspensão de retorno do Estadual, previsto para junho
Quinta-feira, 28/05/2020 - 14:35
O Ministério Público do Rio (MPRJ) instaurou inquérito para apurar "possível violação das regras de isolamento social e prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus" com um retorno do Campeonato Carioca, o que está em planejamento pelos clubes e a Federação de Futebol do Rio (Ferj), com aval da prefeitura. Nesta terça, o MPRJ recomendou que a volta dos jogos seja suspensa até que órgãos de saúde confirmem a queda do número de casos de contaminação e de óbitos por Covid-19. Ofícios foram enviados ao Município e à Ferj e o promotor da Rodrigo Terra, da 2ª Promotoria de Defesa do Consumidor, deu 15 dias para os esclarecimentos.

No último domingo, o prefeito Marcelo Crivella recebeu a Ferj, o Vasco, Flamengo e demais clubes que participam do Campeonato Carioca - com exceção do Botafogo e Fluminense - em uma reunião para definir as etapas do retorno do futebol. Na segunda, o prefeito anunciou, em coletiva, que ficou acordado a volta dos treinos já a partir do início do mês de junho e dos jogos em 28 de junho ou 4 de julho.

Atualmente, o Flamengo já está treinando, em seu CT, em Vargem Grande, ou seja, mesmo antes da definição do protocolo. Já o Vasco anunciou que retornaria nesta quinta, mas a reapresentação foi cancelada, e as atividades devem começar na sexta. O Botafogo respondeu que aceitou as datas divulgadas pela prefeitura, e o Fluminense negou acordo.

Diante dessa mobilização, o MPRJ decidiu instaurar um inquérito. O promotor Rodrigo terra destacou que o Rio ainda vive uma "situação de emergência", o que exigiu os decretos estadual e municipal impedindo atividades comerciais, inclusive desportivas, e que o próprio Ministério Público já fez uma recomendação, no último dia 13, recomendando o bloqueio total na cidade (lockdown), o que incluirira o futebol.

Para o promotor, uma partida do Campeonato Carioca, mesmo sem torcida, "fatalmente incentivará a aglomeração de pessoas no entorno dos estádios em dias de jogos e a quebra das regras de isolamento social e outras regras de prevenção ao COVID-19, podendo, assim, gerar risco à vida e à saúde do consumidor torcedor". Por ser promotor de Defesa do Consumidor, Terra não entrou no mérito, porém, do retorno aos treinos, mas somente da possibilidade de realização de jogos, visando principalmente à proteção dos torcedores.

Junto com o inquérito, o MP expediu ofícios, nesta terça, à Ferj e ao Município, com a recomendação de que o suposto retorno do Campeonato Carioca seja suspenso até que o número de casos e óbitos por Covid-19 entrem em queda. Eles têm 15 dias para prestar esclarecimentos.

Procurada, a prefeitura afirmou que vai prestar os esclarecimentos. A Ferj disse que vai se manifestar, mas ainda nao mandou nota ao GLOBO. Já o Flamengo respondeu que não se manifestaria.



Fonte: O Globo Online