Presidente do Cremerj nega proibição de retomada do futebol: 'Por sua conta e risco, como tudo na medicina'
Quinta-feira, 28/05/2020 - 13:40
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), doutor Sylvio Provenzano, deixou claro na manhã desta quinta-feira que o documento emitido pelo órgão não se trata de uma ordem para que os clubes não retomem os treinos neste momento, mas de uma recomendação feita por uma câmara de especialistas. Porém, feita esta recomendação, ele avisa que a responsabilidade é dos médicos dos clubes e, caso algo aconteça com a retomada mesmo com a orientação contrária, pode sim haver procedimentos internos contra o profissional.

- Evidentemente o médico tem de saber que está restrito a um código. Se acontecer alguma, coisa pode vir a ser punido, pois há uma recomendação contrária da câmara técnica da área dele. Não é uma proibição, ele pode decidir como entender que deve, por sua conta e risco, como tudo na medicina. Se acontecer alguma coisa, ele pode ser responsabilizado. O Conselho não poderia nesse momento, de forma covarde, se omitir de dar um parecer.

O doutor Provenzano afirmou que o Cremerj questionou as câmaras técnicas de infectologia e da medicina desportiva. E o parecer foi contrário à retomada imediata. Para os especialistas, há risco:

- Quando houve a notícia de possível retomada, o Cremerj questionou a câmara técnica. Câmara técnica é um grupo de especialistas renomados que emite pareceres, cria resoluções. A pergunta foi essa: seria adequado retomar agora? A câmara entendeu que neste momento haveria risco, sim. Então não foi feita uma resolução. A gente fez uma recomendação, tipo uma orientação aos colegas dos clubes. Que vão seguir essa orientação ou não sob responsabilidade deles.

Fonte: GloboEsporte.com