Contrário à volta aos treinos, Cremerj notifica médicos de clubes e pode abrir processo interno
Quinta-feira, 28/05/2020 - 01:58
Contrário à volta dos clubes aos trabalhos nos Centros de Treinamentos, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) enviou carta notificando todos os médicos de clubes da Série A do Campeonato Carioca.

Com todos os médicos notificados, a ideia é de que se abra um processo dentro do Cremerj contra aqueles que continuarem permitindo treinos em seus clubes. Na semana passada, o órgão divulgou um parecer que se mostrou totalmente contrário à volta aos treinamentos (veja abaixo).

Desta forma, os médicos seriam enquadrados nos artigos 1º e 18º do Código de Ética Médica. A punição pode variar entre advertência, suspensão e até cassação do CRM (Conselho Regional de Medicina, nome do registro profissional).

Marcelo Erthal, conselheiro responsável pela Câmara Técnica de Medicina Esportiva do Cremerj e que está substituindo Clóvis Munhoz (este estava hospitalizado por conta do Covid-19), explicou de que forma o Cremerj procederá com os médicos dos clubes que liberarem seus atletas para os treinos nos CTs.

- O Cremerj vai atuar especificamente em cima do médico. Se a gente tiver a notícia de que os treinos ou qualquer coisa do gênero vêm acontecendo, que estão expondo as pessoas aos riscos da doença, os médicos responsáveis vão ser enquadrados nestes artigos - afirmou Erthal.

- É uma exposição, ao nosso ver, absolutamente desnecessária. Não tem por que, neste momento, num pico ou plateau da doença, expor todo mundo a algo que não é atividade essencial.

Todos os responsáveis técnicos e médicos dos clubes foram notificados com o seguinte ofício assinado por Sylvio Provenzano, presidente do Cremerj:

"Tendo em vista a recomendação das Câmaras Técnicas de Infectologia e Medicina Desportiva (vide anexo) e considerando o disposto no Código de Ética - Capítulo III - CFM, da Resolução CFM/2217/2018, em seu artigo 1º "causar dano ao paciente, por ação e omissão, caracterizável por imperíca, imprudência ou negligência, bem como o disposto no artigo 17º, "deixar de cumprir salvo por motivo justo as normas emanadas pelo Conselho Regional de Medicina", oficiamos V.Sa. para que demonstre a esse conselho se está ocorrendo treinamento de atletas.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer informações adicionais.

Cordialmente,

Cons. º Sylvio Sergio Neves Provenzano

Presidente do Cremerj"


O parecer do Cremerj foi decidido em reunião na última semana, com médicos das câmaras técnicas de infectologia e medicina esportiva do órgão.

- Várias pessoas entraram em contato com o Cremerj, e a solicitação do presidente foi para que fizéssemos uma avaliação dos comitês de medicina esportiva e infectologia. Aconteceu a reunião, e todas as pessoas se posicionaram absolutamente contra o retorno. Por mais que o protocolo (apresentado pela Ferj) fosse bastante adequado, você não consegue controlar a vida do jogador fora do estádio. Ninguém sabe se ele está respeitando o isolamento. Você tem toda uma equipe que só para colocar os jogadores para treinar em campo dá mais de 50 pessoas.

Confira o parecer:



Com planejamento de retomar o Campeonato Carioca em meados de junho, a FERJ decidiu criar uma Comissão Especial de Saúde. O grupo de médicos vai compilar dados e preparar um novo protocolo para a volta dos jogos. A comissão é formada pelos médicos Marcos Teixeira (Vasco), Márcio Tannure (Flamengo) e Rômulo Capello Teixeira (Bangu).

A Prefeitura do Rio de Janeiro já autorizou o retorno aos treinamentos com uma série de restrições e estima a volta do Campeonato Carioca, em acordo com o achatamento da curva da pandemia, para 14 de junho.

Fonte: GloboEsporte.com