Ex-atacante Célio segue internado com coronavírus
Quarta-feira, 27/05/2020 - 14:02
Terceiro maior artilheiro brasileiro da Libertadores, o ex-atacante Célio Taveira está internado desde o dia 23 de maio, em João Pessoa, onde reside, após testar positivo para o novo coronavírus. Em seu currículo, o ex-jogador teve grande destaque no Vasco da Gama, estando entre os 20 maiores artilheiros do clube carioca, além de ser ídolo do Nacional-URU, pelo qual marcou 22 gols somente na principal competição de clubes do continente.

Segundo informações de familiares, Célio está internado desde o último sábado em um hospital público na capital paraibana, onde mora desde o fim da década de 1970. Aos 79 anos, o ex-jogador está em uma situação delicada.

Célio Taveira Filho é natural de Santos e começou a sua carreira pela Portuguesa Santista. De lá, passou pelo Campinas-SP, depois pelo Jabaquara-SP, até ser contratado pelo Vasco no ano de 1963. Pelo Cruzmaltino, marcou 100 gols, sendo o 16º artilheiro da história do clube. O bom desempenho na equipe vascaína o fez ser convocado pelo técnico Vicente Feola, para um período de treinamentos com a Seleção Brasileira. Apesar disso, ele não esteve na lista final que foi para a Inglaterra no Mundial de 1966.

No fim da década de 1960 e início de 1970, Célio defendeu com êxito o Nacional de Montevidéu. No clube uruguaio, teve sucesso absoluto, marcando 22 gols em disputas na Libertadores. Até hoje, ele é o terceiro maior artilheiro brasileiro na competição, ficando atrás apenas de Luizão, que tem 25, e Palhinha, autor de 29 gols. Na equipe da capital do Uruguai, ele atuou ao lado do goleiro brasileiro Manga. Ambos são frequentemente homenageados até hoje.

Célio também defendeu o Corinthians na década de 1970. No clube do Parque São Jorge, foram 26 jogos, marcando quatro gols e não repetindo o sucesso dos tempos de Vasco e Nacional.

Em 1979, o ex-jogador mudou-se para João Pessoa, onde reside até hoje. Na capital paraibana, ele trabalhou como empresário e chegou a ser comentarista esportivo.



Fonte: GloboEsporte.com