Governo do Estado tem plano para retorno dos jogos dependendo da taxa de ocupação de UTIs
Terça-feira, 26/05/2020 - 20:11
Lotação máxima de 50% da capacidade total dos estádios e distância mínima de 2 metros entre os torcedores. Estas são duas das medidas relacionadas a eventos esportivos estabelecidas na segunda fase do plano elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio de Janeiro para a retomada gradual das atividades em meio a pandemia de coronavírus.



Denominado "Pacto social pela saúde e pela economia do Estado do Rio de Janeiro", o plano é dividido em três fases de retorno (bandeiras vermelha, amarela e verde), relacionadas diretamente a gatilhos como taxa de ocupação de leitos de UTIs e taxa de crescimento de novos casos de Covid-19 negativa. O UOL noticiou a informação e o GloboEsporte.com também teve acesso ao documento completo.

Com relação a eventos esportivos, há três fases. Em resumo:

- Bandeira vermelha - arenas esportivas fechadas
- Bandeira amarela - funcionamento restrito (lotação máxima de 50% da capacidade total dos estádios, distanciamento entre torcedores, medidas de higienização)
- Bandeira verde - funcionamento permitido com recomendações de medidas de higiene e boas práticas

Obs.: No documento, não há menção específica à realização de jogos sem a presença de público. A reportagem entrou em contato com a secretaria para esclarecer este ponto e aguarda um retorno.

Bandeira vermelha (Quarentena)

No período de bandeira vermelha, caracterizado pelas taxas de ocupação de leitos de UTI superiores a 90%, as arenas esportivas estão impedidas de funcionar. Desta forma, as competições, consequentemente, estariam impossibilitadas de serem retomadas.



Bandeira amarela (Flexibilização)

A segunda fase do plano, denominada bandeira amarela, trata da flexibilização das atividades. Para isso, é preciso que as taxas de ocupação dos leitos de UTI estejam entre 70% e 90% e que a taxa de novos casos da doença esteja negativa nos últimos sete dias. Nesta etapa, há a permissão do funcionamento com restrições de estádios e estabelecimentos esportivos, liberando a retomada de jogos e competições, desde que sejam respeitadas uma série de medidas.



- Operação deve seguir orientação geral de higiene e distanciamento social, explicitamente: lotação máxima de 50% da capacidade total do estádio; distância mínima de 2m entre usuários;
- Utilização obrigatória de máscaras para clientes e funcionários
- Preferência por treinos e jogos em ambientes abertos
- Aplicação de testes para COVID nos profissionais no retorno aos treinos
- Aferição de temperatura de torcedores, jogadores, comissão técnica, árbitros, delegados, profissionais de imprensa e profissionais da administração dos estádios e arenas, aí inclusos, portaria, conservação e segurança; impedimento e orientação de isolamento aos profissionais que manifestarem febre
- Desinfecção de arquibancadas, sanitários, áreas comuns, antes de partidas, bem como vestiários e materiais esportivos antes e depois de treinos e partidas

Bandeira verde (Normalização)

A terceira fase do plano, chamada de bandeira verde / normalização, será atingida apenas quando a taxa de ocupação dos leitos de UTI for inferior a 70% e os novos casos terem taxa de crescimento negativa nos últimos sete dias. Nesta etapa há a liberação de eventos com lotação máxima permitida para todos os setores, mas com orientações, como utilização de máscaras para clientes e funcionários, filas controladas por marcações no chão, com espaçamento de 2m entre usuários, higienização periódica de equipamentos compartilhados por usuários, etc.



Confira o posicionamento do Secretário de Estado de Esporte Lazer e Juventude, Felipe Bornier:

"Compreendo a importância do futebol, assim como de outras modalidades, para o fomento do esporte, o desenvolvimento econômico e a geração de empregos, além do entretenimento da população. Tenho dialogado com representantes do setor apresentando estratégias para o retorno gradual de treinos e competições, sempre priorizando a segurança dos profissionais e todos os envolvidos.

Há de se considerar que critérios estão sendo estabelecidos para a retomada de atividades econômicas, incluindo esportivas, como redução da curva de contágio e óbitos, assim como o ocupação de leitos hospitalares.

Reitero que sou favorável ao retorno das atividades e eventos esportivos, desde que estejam amparados a protocolos fundamentados, considerando questões sanitárias, jurídicas, econômicas e desportivas. E tenho atuado de forma contundente neste processo, acreditando na proximidade de uma tendência de queda de casos da COVID-19 e na volta do esporte ainda mais fortalecido."

Fonte: GloboEsporte.com