Diretor médico do Vasco, Marcos Teixeira detalha protocolo dos testes realizados com o elenco nesta 6ª
Sexta-feira, 22/05/2020 - 15:27
Lucas Pedrosa @pedrosa
Conversei com o diretor médico do Vasco Marcos Teixeira para saber os detalhes dos procedimentos que foram realizados no CT do Almirante em relação aos testes de Covid-19 no Vasco. Confira no fio tudo o que o doutor me explicou:

"Inciamos a avaliação dos atletas e comissão, separamos esses exames em dias, na segunda-feira provavelmente teremos mais um dia de avaliação. Foram coletados os exames de PCR, que é com o cotonete que vai no nariz e na boca, e o exame de sorologia...

...para identificar a presença ou não de anticorpos contra o Coronavirus, ou seja, se a pessoa entrou em contato ou não com o vírus. Foi realizado no CT, ambiente isolado e aberto. Os jogadores foram divididos em horários e chegaram no carro com os contactantes domiciliares...

...ou seja, familiares que moram com ele e funcionários que têm contato com eles. Isso vai dar um panorama para a gente saber, não só o estado imunológico pra saber se eles têm algum grau de imunidade, se já entraram em contato ou não, mas tb se alguém já está com a doença ativa.

O PCR verifica a presença do RNA do vírus no nariz, então por ventura a gente pode achar alguém que esteja com a doença em atividade, porém assintomático. O resultado vai sair nos próximos dias, vamos ter o panorama geral e a partir daí definir as ações". concluiu o Dr. Teixeira.

Fonte: Twitter do jornalista Lucas Pedrosa/Band