Presidente Bolsonaro faz apelo ao prefeito Crivella pela volta do futebol carioca: 'Os jogadores querem voltar a jogar'
Quinta-feira, 21/05/2020 - 22:42
O presidente Jair Bolsonaro voltou a se posicionar de forma favorável à volta do futebol nesta quinta-feira. Em uma live feita em uma rede social, Bolsonaro afirmou que conversou sobre o tema com Marcelo Crivella e pediu ao prefeito do Rio de Janeiro que autorizasse a volta do Campeonato Carioca. Os dois se reuniram pela manhã no Palácio do Planalto, em Brasília.

– Em um primeiro momento, tinha muito jogador que era contra. Agora já tem um outro entendimento dos jogadores, obviamente sem torcida. Está nas mãos do prefeito Marcelo Crivella isso – disse o presidente.

Segundo Bolsonaro, o Ministério da Saúde, atualmente sob o comando interino do general Eduardo Pazuello (o terceiro chefe da pasta em pouco mais de um mês), também é favorável ao retorno do futebol, desde que sem público nos estádios. O órgão pode emitir um novo parecer sobre o tema nos próximos dias.

– No que depender do Ministério da Saúde, o ministério também é favorável a dar um parecer nesse sentido. Para que a gente possa assistir a um futebolzinho no sábado, domingo – afirmou. – Os jogadores querem. O que interessa é isso: os jogadores querem voltar a jogar. E afinal de contas, não sabe até quando vai esta pandemia e todo mundo pede por isso aí. Espero que o Marcelo Crivella resolva autorizar a volta do campeonato Carioca. Espero que o mesmo aconteça nos demais estados – completou Bolsonaro.

Até a quinta-feira, o estado do Rio de Janeiro registra mais de 32 mil casos e 3.412 mortes pela Covid-19. Em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são 310 mil casos confirmados e 20.047 óbitos.

Apesar disso, na saída do encontro em Brasília, Marcelo Crivella disse que pretende retomar as atividades econômicas no Rio de Janeiro já nos próximos dias.

– Nós todos sentamos, fizemos o projeto, e eu quero apresentar à comunidade científica para que, diante dos leitos que estamos abrindo e também da diminuição da curva de velocidade de contágio, nós possamos retomar a atividade no Rio – disse Crivella na saída do Planalto.

O que pensam os clubes

Os quatro grandes clubes do Rio possuem posições divergentes acerca da volta do futebol neste momento. Favoráveis ao retorno, os presidentes de Vasco e Flamengo chegaram se reunir com Bolsonaro nessa terça em Brasília para tratar sobre o protocolo da retomada das atividades.

Já Fluminense e Botafogo, contrários à ideia, criticaram a tentativa dos rivais de acelerar o retorno com o presidente.





Fonte: GloboEsporte.com