Volta Redonda, Bangu e Madureira iniciam testes rápidos e FFERJ analisa alternativas de retorno
Sábado, 16/05/2020 - 04:06
Com decreto de quarentena até o dia 31 de maio, ainda não há data para a volta do futebol no Rio de Janeiro. Mas a maioria dos clubes segue em movimento e estuda alternativas, junto com a Ferj, para a retomada. Nesta quinta-feira, o Volta Redonda realizou testes - com dois casos positivos, sendo um atleta já imunizado - e o Bangu, nesta sexta, com sete positivos entre atleta, três da comissão e dois funcionários. Na segunda, vai ser a vez do Madureira.

Os testes são parte do movimento de clubes pequenos e da Ferj de preparação para possível retorno do futebol em meados de junho. O cenário ainda é nebuloso, imprevisível e a preocupação é grande em não passar impressão de açodamento na decisão, mas se avalia plano de confinamento de duas semanas para a realização de intertemporada. Desta maneira, com os jogadores testados, há entendimento de que haveria controle dos habilitados para a competição e dos envolvidos nos clubes.

Entre os grandes, a controvérsia continua. O Flamengo, que só espera autorização das autoridades, se hospedaria na estrutura do Ninho do Urubu. O Vasco, possivelmente, iria para um hotel e treinaria em São Januário. Botafogo e Fluminense não admitem sequer tratar de retorno por enquanto.

Existe também outra discussão em vista: como bancar as novas despesas de intertemporada? A Ferj comprou 700 testes, que começou a aplicar nos clubes pequenos, e avalia os custos para levar a um arbitral de clubes - a premiação do Carioca poderia ser usada para cobrir esses custos extraordinários.

A Ferj tem plano de retorno de jogos em apenas três estádios: no Maracanã, no Nilton Santos e em São Januário. A estrutura dos clubes e de jogos será reduzida ao máximo. Também nestes momentos de confinamento de quarentena planejado pelos clubes.

Bangu tem 31% de positivos

No Flamengo, foram 293 testes. Destes, 38 testaram positivo, sendo 11 que já tinham tido o contato com o vírus previamente, e já se encontravam imunizados. Três atletas do elenco principal testaram positivos e estão em quarentena. Outros dois jogadores apresentaram anticorpos IgG positivos.

No Volta Redonda, foram 40 testes realizados, apenas do tipo teste rápido. Destes, 38 deram negativo para Covid-19 e dois foram positivos. Um deles é de jogador, mas que já está imunizado (anticorpos IgG). Outro, um funcionário, já está em isolamento tomando os devidos cuidados.

No Bangu, foram 39 testes. Os resultados são o seguinte, de acordo com o clube: 69% foi negativo e 31% com IgG positivo (imunidade). Este grupo, de imunizados, representa sete atletas, mais três membros da comissão técnica e dois funcionários.

Fonte: GloboEsporte.com