Vasco foi o clube que mais teve pênaltis marcados a seu favor nos últimos 7 Brasileiros
Quarta-feira, 13/05/2020 - 17:32
O Vasco é o time com a maior média de pênaltis marcados a seu favor entre os 33 clubes que disputaram as últimas sete temporadas da Série A do Brasileirão, desde 2013. Vitória e Atlético-MG completam o pódio. Com 35 pênaltis cobrados em 190 jogos, o Vasco teve um penal marcado a cada a cada 5,43 jogos. O Vitória teve um pênalti marcado a cada 6,13 jogos com 31 a favor em 190 jogos. Já o Atlético-MG teve a seu favor 43 penais em 265 jogos, um a cada 6,16 partidas. Logo em seguida vêm São Paulo e Ponte Preta.

Após a publicação do ranking sobre os pênaltis marcados contra as equipes, muitos leitores comentaram que gostariam de ver como ficaria o resultado para os pênaltis marcados a favor das equipes, que publicamos abaixo. Dos 701 pênaltis marcados, foram 435 a favor dos mandantes (62%) e 266 para os visitantes (38%).

Os times foram organizados por média de pênaltis por jogo disputado, mas como é um número muito baixo, acrescentamos também no ranking a média de jogos para que cada time tivesse um pênalti marcado. A ordem é a mesma, só muda o ponto de vista da análise. Resolvemos deixar as duas marcas.

O Espião Estatístico começou a coletar e classificar dados das partidas do Campeonato Brasileiro em 2013, e esse é o único motivo para o recorte utilizado: são os dados detalhados de que dispomos nas 2.659 partidas realizadas pela Série A desde então. Em 2016, Chapecoense x Atlético-MG não foi disputada devido ao acidente aéreo que vitimou a equipe catarinense dias antes da última rodada.

Para evitar distorções, restringimos o ranking a quem disputou pelo menos de 40% das rodadas realizadas no período. Mas para conhecermos o desempenho dos 33 clubes que disputaram a competição nas últimas sete temporadas, fizemos um segundo ranking.



Fonte: GloboEsporte.com