Fiocruz recebeu R$ 75 milhões em doações para o programa 'Unidos contra a Covid-19'; Vasco ajudou na campanha
Segunda-feira, 04/05/2020 - 03:46
A Fiocruz mobilizou, até 30/4, cerca de R$ 75 milhões de reais, por meio do programa Unidos Contra a Covid-19 e a expectativa é que esse número cresça nas próximas semanas. Os recursos captados são provenientes de instituições privadas, públicas e da sociedade civil. Algumas organizações também se uniram para arrecadar em favor da Fundação, como os quatro maiores times de futebol do Rio de Janeiro (Botafogo, Vasco, Fluminense e Flamengo) e o Movimento Bem Maior, com o apoio de outras lideranças da Cultura de Doação no Brasil, que somaram esforços para criar o ‘Fundo Emergencial para a Saúde - Coronavírus Brasil'. Empresas do ramo de seguros, elétrico, financeiro, petroquímico, entre outros, também abraçaram a causa.

Os recursos captados pela Fiocruz, complementares aos recursos federais, fortalecerão projetos e ações que incluem a construção de um Centro Hospitalar para a pandemia de Covid-19; a produção e aquisição de kits para diagnóstico; a realização de pesquisas relacionadas ao tratamento da doença, apoio a comunidades com maior vulnerabilidade social, entre outras.

Através da aba transparência, do portal do programa Unidos contra a Covid 19, é possível acompanhar a evolução da receita. Na relação de valores recebidos, constam além das doações diretas de empresas e pessoas físicas, recursos oriundos de depósitos judiciais que estão sendo captados junto ao Ministério Público. Para tal, o juiz responsável pela ação, a empresa envolvida e o MP assinam um acordo destinando recursos para as ações da Fiocruz. Este é o valor que aparece discriminado como Ministério Público Federal e do Trabalho no portal da transparência.

A Fiocruz confirma que está em andamento um recurso no valor de 5 milhões junto ao Ministério Público Estadual, que se soma ao conjunto de captações oriundas de depósitos judiciais. O depósito deste valor ainda não foi efetivado.

Veja a lista de empresas que doaram para a campanha:



Fonte: G1