Em ação da Prefeitura, estátua do Bellini amanhece de máscara
Quinta-feira, 23/04/2020 - 14:24
Estátuas do Rio de Janeiro amanheceram nesta quinta-feira (23) usando máscaras, em uma ação da prefeitura para chamar a atenção para o decreto que torna obrigatório o uso do acessório em toda cidade. As máscaras também passam a ser usadas nas cidades de Niterói, Duque de Caxias e Magé. O objetivo da medida é conter a disseminação do novo coronavírus.

De acordo com a Prefeitura do Rio, mais de 40 estátuas estão usando as máscaras em vários pontos da cidade. Elas são feitas de TNT e vão permanecer por dez dias nas esculturas.

Entre os monumentos que fazem parte da ação estão os bustos de Zumbi dos Palmares, no Centro, e em Padre Miguel, na Zona Oeste; as estátuas de Bellini, em frente ao estádio do Maracanã, a de Cartola, na Mangueira e de Carlos Drummond de Andrade, na orla de Copacabana.

Multa

A regra, publicada no Diário Oficial do município do Rio no sábado (18), estabelece multa para quem descumprir a norma. Pessoas físicas não serão multadas, mas estabelecimentos considerados essenciais poderão sofrer sanções caso permitam a entrada de pessoas desprotegidas.

O valor definido para a multa ainda dependia de uma resolução conjunta que seria divulgada pelas secretarias municipais de Saúde, de Ordem Pública e de Assistência Social e Direitos Humanos.

"(...) A inobservância ao disposto neste decreto sujeita o infrator ao pagamento de multa por deixar de executar, dificultar ou opor-se à execução de medidas sanitárias que visem a prevenção das doenças transmissíveis e sua disseminação e à manutenção da saúde (...)", diz trecho do decreto.

Metrô

O texto do município também tornou obrigatório o uso de máscaras em transportes públicos ou privados que levem passageiros. Consta no decreto que o item deverá ser utilizado, inclusive, em bens públicos. São considerados como bens públicos, de acordo com o texto: lagoas, rios, mares, estradas, ruas e praças.

O metrô afirmou que o acesso às estações só será possível a partir desta quinta com o uso da máscara. Quem não estiver usando o acessório será barrado.



Fonte: G1