Líder do Casaca e pesquisador, Sérgio Frias vem publicando uma vitória do Vasco por dia no Instagram
Sábado, 18/04/2020 - 06:35
Durante a quarentena, o vascaíno se acostumou a assistir a históricas conquistas do Vasco no Sportv e a ler sobre as mesmas em reportagens publicadas aqui no GloboEsporte.com. A torcida do Vasco, aliás, venceu diversas enquetes promovidas pelo Canal Campeão. Um cruz-maltino apaixonado tem feito algo semelhante, mas com outro viés. As decisões de campeonato não são prioridade, em primeiro lugar está mostrar que muitas vitórias do Vasco que não garantiram canecos têm valor muito superior a três pontos ou dois pontos (para os mais antigos).

Pesquisador e escritor Sérgio Frias, líder do grupo político Casaca e benemérito do clube, criou um perfil no Instagram com o intuito de publicar diariamente uma vitória do Vasco na data em questão.

- Não estou colocando decisão. Quero mostrar que o Vasco, independentemente de decisões, tem vitórias emblemáticas dia a dia. Mostrar vitórias que o consagraram em toda a história.

O perfil começou a ser projetado no fim de 2019, mas saiu do papel em 15 de fevereiro de 2020. Sérgio tem gostado do retorno e vê o Instagram como uma rede social bem "menos bélica" do que Twitter e Facebook. Vale destacar que embora lidere um grupo, o perfil não trata de política, nem levanta bandeiras. A história do Vasco é o tema central.

- A ideia surgiu no ano passado, mas eu ainda não conhecia a plataforma Instagram. A cada dia do ano, o Vasco venceu em algum momento da sua história. Por exemplo, em 17 de abril, o Vasco pode ter vencido Goytacaz, São Paulo e o Comercial-MS. Eu escolho um jogo e faço um resumo observando o que acho relevante. Há dias que são complicados. Outros não, como o 24 de abril, em que há várias vitórias emblemáticas. A ideia é seguir fazendo isso por uns dois ou três anos - afirmou Sérgio, citando duas vitórias sobre o Flamengo em 24 de abril.

- Tem a vitória por 3 a 0 no Carioca de 177 mil, com 134 mil pessoas. Em 2016, foi para final do Carioca com um 2 a 0 em Manaus num jogo em que o Flamengo fincou bandeira no centro do gramado. Jogo emblemático. Eu não sabia que as pessoas mais se ligavam nas imagens no Instagram, mas reverti isso observando que as pessoas leem, comentam e me seguem por isso.

Frias começou a gravar jogos e programas esportivo a partir do início dos anos 80. Por isso, criou uma seções com gols. Ora posta um raro, ora publica um muito bonito.

- Abri meu arquivo de gols porque reparei que os vídeos chamavam mais atenção. No início do mês, houve a ideia de abrir gols raros que você não vê no Youtube. Mas também comecei a pensar no golaço... Pode ser gol em clássico, gol em goleada. Vou criando ao longo do tempo.

Sérgio explica que haverá exceções para empates significativos ao longo dos próximos três anos, mas destaca que são poucas as datas do ano em que o Vasco não venceu.

- Existem alguns empates que trouxeram benefícios, mas há somente cinco datas em que não há vitórias do Vasco durante os 365 anos. Se essa coisa crescer em termos de seguidores, vou começar fazer live, interagir com as pessoas e perguntar que tipo de assunto que gostariam de debater. Só há cinco datas que não venceu, até jogou em algumas delas, mas não venceu. Até em 29 de fevereiro do Vasco teve vitória do Vasco, teve sobre o Emelec no Sul-Americano de 48. Nessas datas, pretendo abrir enquetes sobre decisões - finalizou o benemérito.





Fonte: GloboEsporte.com