Um dos próximos adversários do Vasco, Madureira já perdeu 20 atletas e técnico por fim de contrato
Sexta-feira, 17/04/2020 - 00:27
Atual segundo colocado do Grupo B da Taça Rio, quatro pontos à frente do Vasco e três atrás do líder Fluminense, o Madureira anunciou na última terça-feira o desligamento do técnico Toninho Andrade. Antes disso, no início do mês, perdeu mais de 20 jogadores cujos contratos foram encerrados. E outros cinco terão os vínculos expirados até o fim de abril - dentre os quais o artilheiro da equipe no Campeonato Carioca, Nathan, que tem quatro gols. A tradicional agremiação do Rio de Janeiro é o espelho das consequências da pandemia do coronavírus em times de menor investimento Brasil afora.

Agoniado com toda a situação, mas sem arredar o pé de casa por carregar diversas condições que o colocam no grupo de risco, está o presidente Elias Duba. Aos 70 anos, ele conta que não tem conseguido dormir desde que a pandemia tomou conta do país. Duba é diabético, hipertenso e cardiopata - inclusive, faz uso de um marca-passo.

"Eu sou uma bomba relógio, não posso nem pensar em pegar esse negócio. Se eu bater no hospital, só saio dentro de um caixão", afirma o cartola.

Apesar do cenário, o Madureira pagou o salário referente a março de todos os jogadores e funcionários do clube. Mas o mês de abril é uma incógnita. Além obviamente do dinheiro proveniente dos direitos de transmissão, o Tricolor Suburbano depende da arrecadação de suas escolinhas de futebol e do aluguel de imóveis, todos fechados por conta da quarentena.

- O Madureira está igual a todos os outros, todos passando pelos mesmos problemas, que é a falta de dinheiro e condições de trabalho. Como se paga um funcionário que não trabalha e não tem arrecadação para pagar? Eu, por um acaso, paguei o mês de março integral aos meus funcionários, mas abril eu não sei como vai ser - contou Elias Duba ao GloboEsporte.com.

De acordo com o presidente, o que ficou combinado com os jogadores cujo contrato encerraram, incluindo a comissão técnica de Toninho Andrade, é que a proposta de um contrato pontual será feita a eles quando o Campeonato Carioca for retomado.

- Vamos fazer um convite a todos profissionais que atuaram no Madureira para participar dos dois jogos que faltam (contra Resende e Vasco). E fazer contratos pontuais. Se eles quiserem e estiverem livres para participar, tudo bem. Aqueles que, por um acaso, se comprometerem com outras equipes e tal, não tem problema nenhum - explicou o cartola, que desconsiderou as chances de classificação: o clube ainda tem chances de jogar a semifinal e final da Taça Rio e, em caso de título, os dois jogos da decisão do Carioca.

Na quarta-feira, a Ferj enviou ao Governo Federal o pedido de edição de uma Medida Provisória para estender por um mês o contrato de trabalho dos jogadores do clube do Rio de Janeiro. Por enquanto, o Campeonato Carioca não tem data para recomeçar.



Fonte: GloboEsporte.com (texto, fotos), Divulgação (fotos)