Moreira fala sobre a volta ao futebol do Vasco e busca por um novo treinador
Segunda-feira, 23/03/2020 - 18:53
Oficializado na quinta-feira passada, José Luís Moreira assumiu o futebol do Vasco em uma circunstância atípica devido à paralisação do futebol brasileiro por tempo indeterminado. Cenário ruim para quem chega cheio de vontade, mas favorável para quem precisa tomar decisões importantes, que definirão o rumo do time na temporada.

Acima de tudo, o dirigente ganhou tempo. Tempo para definir sua equipe, reunir colaboradores e escolher com calma o substituto de Abel. O Vasco completou nessa segunda uma semana sem treinador. E, pelas palavras de José Luís, não há pressa para definição:

- Nada de pressa, todo apressado como cru.

Em quarentena, após voltar de viagem da Europa, José Luís Moreira recebeu o presidente Alexandre Campello, na semana passada, em sua casa. Uma nova conversa estava prevista para esta segunda, mas foi remarcada para os próximos dias. Em pauta, o nome do novo treinador e definições sobre o futebol.

Em papo por telefone com o GloboEsporte.com, José Luis Moreira garantiu que ainda não há nome de consenso para treinar o Vasco, frisou que a prioridade é colocar a casa em ordem – leia-se salários em dia -, mas afirmou que o clube vai tentar atender os pedidos do futuro treinador por reforços. Na semana passada, em entrevista à Rádio Tupi, admitiu ter falado com técnicos portugueses. Sua missão, segundo ele, é resgatar a credibilidade do clube.

Confira outras respostas de José Luís Moreira

Decisão de voltar ao futebol

Pesou a situação atual do Vasco. Eu não poderia me negar a ajudar, pelo tempo que tenho de Vasco, pela história do Vasco. Não voltei pela parte política, não me meto nisso, não é minha ideia me meter na política. Tenho que olhar pela intuição, até porque sou vice-presidente dos Grande Beneméritos.

Política

Quando o Campello me convidou, eu disse que viajaria e quando voltasse resolveria. Voltei, conversamos e topei. Estou aí para ajudar.

Não vou ajudar ninguém na política. Vou ajudar o Vasco, a instituição, é isso que interessa. Pretendo e vou fazer com todo carinho. Não vou medir esforço para resolver os problemas.

E são muitos problemas...

Bastante. Não tomei conhecimento de todos. Ainda não fui ao Vasco. Estou em casa como sugeriram ficar. É o que todos estão fazendo e acho correto. Tenho 71 anos, sou do grupo de risco, quero me preservar e preservar minha família. Estou me preservando para dar a minha vida ao Vasco.

Encontro com presidente

Eu estive com o presidente na semana passada. Ele me visitou em casa, acertamos alguns detalhes. Agora é tomar à frente da pasta.

Busca por treinador

Iríamos nos encontrar nesta segunda para falar sobre treinador, mas adiamos devido à paralisação no futebol. Existe essa possibilidade de dar férias aos jogadores, não estou participando disso. Resolvemos adiar por mais alguns dias para amadurecermos a ideia de que quem será o treinador. Provavelmente vamos conversar entre quarta e quinta-feira

Nomes especulados

Não existe nada. Eu não minto. Especulação tem um monte. Mas não houve a menor conversa. Algumas pessoas ligaram, mas não teve nada. Está tudo parado. Como você vai assumir um compromisso sem saber quando o futebol vai voltar? Melhor esperamos.

O Abel saiu, a vaga está lá. Se por acaso essa situação toda se resolver em curto prazo, tomara que aconteça, temos um corpo técnico dentro do Vasco para começarmos até que a poeira assente.

Nada de pressa, todo apressado como cru. Comigo não adianta cavar. Sou muito experiente para cair em cavadinha. Tenho que me alinhar de tudo. Por enquanto, estou com mãos e pés atados.

Contratações e salários

Para mim não ofereceram ninguém. Temos que ver o que temos em casa, o que tem que ser feito. Eu tenho que fazer minhas avaliações, vamos tentar fazer com que eles (jogadores) fiquem satisfeitos. Vamos procurar solucionar todos os problemas que estejam pendencias. Espero ter essa força.

Temos que tentar colocar os salários em dia, ter a casa em ordem. Os reforços virão de acordo com as necessidades. Há muitas necessidades? Não sei, não sou treinador. Mas espero poder atender os pedidos de quem assumir. O Vasco não pode ficar nessa penúria. O Vasco é muito grande.

Dinheiro e ajuda

Não vim com caminhão de dinheiro para resolver. Mas volto com muita vontade de recuperar o respeito e resgatar a credibilidade que o Vasco perdeu. Essa é a tarefa. Tenho gente comigo para me ajudar nessa empreitada. Prefiro ainda não falar os nomes.



Fonte: GloboEsporte.com