Hoje no Fluminense, Nenê teve início melhor no Vasco; veja comparação
Domingo, 15/03/2020 - 14:23
Aos 38 anos, Nenê está novamente sob os holofotes, agora com a camisa do Fluminense. Com nove gols em 12 jogos, ele vive em 2020 o seu melhor começo de temporada da carreira. A última vez que teve tanto destaque assim foi quando ainda estava no Vasco e se tornou um dos nomes do último título carioca do Cruz-Maltino, em 2016. Roteiro que transforma o meia em um dos personagens do clássico deste domingo, às 18h (de Brasília), no Maracanã, pela terceira rodada da Taça Rio.

Mas, afinal, seria o início de Nenê nas Laranjeiras melhor ou pior do que foi o seu começo em São Januário alguns anos atrás? Assim como no Fluminense, sua chegada ao Vasco também foi no meio de uma temporada. Ou seja, nos dois casos ele disputou a Série A do Campeonato Brasileiro, Carioca e Copa do Brasil – a única diferença foram os quatro jogos que fez pela Sul-Americana em 2019 e 2020.

Apesar de o Vasco ter jogada a Série B em 2016, o recorte não pega a competição. Somando os números da reta final de 2019 com o princípio de 2020, Nenê soma 39 jogos com a camisa tricolor. Para efeito de comparação, o GloboEsporte.com levantou o desempenho do meia na mesma quantidade de partidas com o uniforme cruz-maltino.

Confira os números abaixo:

Início de Nenê no Fluminense:

O destaque de Nenê em 2020 contrasta com o rendimento após sua chegada às Laranjeiras. No ano passado, ele estufou as redes apenas três vezes e deu três assistências em 27 jogos. Somando com os 12 gols e um passe para um companheiro marcar na atual temporada, seus números acumulados em 39 partidas são:
Gols: 12
Assistências: 4
Aproveitamento: 52,1% (17 vitórias, 10 empates e 12 derrotas)

Início de Nenê no Vasco:

Diferente de sua chegada ao rival, Nenê teve um impacto imediato no Vasco em 2015. Com nove gols e cinco assistências em 23 jogos, foi o principal responsável pela reação que por pouco não conseguiu o milagre de evitar um já iminente rebaixamento no Brasileiro. Se somar com os sete que marcou e os seis passes para companheiros no início de 2016, seus números foram:
Gols: 16
Assistências: 11
Aproveitamento: 60,6% (21 vitórias, 8 empates e 10 derrotas)

Ou seja, por mais que o início de Nenê no Fluminense seja de destaque, turbinado pelo desempenho de 2020, seu rendimento ainda está distante do que conseguiu no começo de sua passagem pelo Vasco. Obviamente, há o fator idade envolvido. O meia sempre foi elogiado por se cuidar fisicamente, o que lhe permite ser longevo no futebol. Mas na faixa etária dos 30, cinco anos faz muita diferença para o fôlego.

Hoje tem gol do Nenê?

Desde que deixou o Vasco, Nenê já enfrentou o seu ex-clube quatro vezes, duas pelo São Paulo e duas já pelo Fluminense. Não dá nem para saber se vai comemorar ou não se fizer gol, já que ele nunca marcou sobre o Cruz-Maltino. Será que o jejum termina neste domingo?

O meia não costumava brilhar nos clássicos pelo São Paulo, mas no Fluminense parece ter tomado o gosto de ser carrasco dos rivais neste início de 2020. Em três jogos contra Flamengo e Botafogo, ele marcou três gols. Para manter a média, falta o Vasco.



Fonte: GloboEsporte.com