Grupos políticos se manifestam sobre votação da reforma do estatuto pela Assembleia Geral
Quarta-feira, 04/03/2020 - 07:35
Às responsabilidades

O ano é 2020, último ano de mandato dessa legislatura e, como consequência, ano eleitoral. Portanto, não era ano de se falar em alterações de Estatuto Social. A única entrega viável desse Conselho Deliberativo seria o pleito direto para Presidente da Diretoria Administrativa para tentar remediar o irremediável dano causado no primeiro ato, em janeiro de 2018.

Os grupos signatários desta Nota manifestaram-se publicamente e de diversas formas no sentido de que a configuração atual do CD, embora legítima, esta marcada por seus atos. Dessa forma, não participou do debate e tentou a todo custo debelar a iniciativa de prosseguimento com a reforma do Estatuto.

O resultado está aí. As reuniões ocorreram de maneira completamente desordenada, citamos: (i) o atropelo dos itens 1 e 2 da pauta, aprovando um confuso "item 1 dentro do item 2", (ii) os "acordos das lideranças" em decisões que deveriam ser do Plenário , figura criada nesta legislatura, diga-se de passagem; (iii) a reiterada negativa da Mesa do CD em verificar e informar o quórum de instalação da reunião e o de votação dos capítulos; e (iv) a votação pelas manifestações contrárias e não pelas de aprovação, conforme prevê o Estatuto.

Não bastasse tudo o que foi citado, a questão derradeira veio após 3:30 de andamento da última reunião: na primeira vez que foi testado o quórum, verificou-se sua inexistência para aprovação das matérias.

A conclusão? A mesma que colocamos antes de qualquer debate. Não era o momento dessa discussão.

Os culpados? Não nos cabe apontar dedos. Cabe uma reflexão de cada agente político sobre seus atos e consequências e de cada sócio votante de verificar como agiram seus grupos preferidos.

Em breve haverá uma eleição. Então, vamos usar a parte boa desse debate extemporâneo para qualificar o voto de novembro. Saiba o que seu grupo preferido defendeu e como ele se posiciona para o referendo na AG. Essa era a postura que esperava? A postura é coerente? São perguntas cujas respostas não devem silenciar.

De nossa parte, seguimos incentivando a Nova Resposta Histórica, para que se coloque como alternativa legítima ao texto estatutário proposto. Nosso indicativo é o de REPROVAR o texto na Assembleia Geral.

Ao Vasco Tudo
Desenvolve Vasco
PetroVasco
Somos Vasco

Fonte: Facebook PetroVasco


VascoMed @OficialVascoMed

A VascoMed entende que as mudanças aprovadas pelo Conselho Deliberativo na reforma do Estatuto, na sua maioria,não atendem aos anseios dos sócios e tampouco modernizam o Club.

Portanto,na Assembleia Geral,votaremos SIM pelas Eleições Diretas e não para as alterações do Estatuto.

Fonte: Twitter VascoMed


Confederação Vascaína @confederaVasco

Após as diversas deliberações a respeito da reforma do estatuto do CR Vasco da Gama, a Confederação Vascaína ratifica que mantém seu apoio incondicional às eleições diretas e espera que todas as alterações aprovadas sejam votadas na Assembleia Geral de forma separada.

Em paralelo, seguimos com total apoio a @NovaResposta em busca das diretas.

#PorUmVascoParaTodos

Fonte: Twitter Confederação Vascaína


Confraria Vascaína

Depois de meses de discussão, o Conselho Deliberativo encerrou ontem os debates acerca da reforma do estatuto, que deverá ser levada para a Assembleia Geral, para a aprovação dos sócios. Em linha com o que defendemos ao longo de todo o processo, a atual legislatura do Conselho Deliberativo não deveria, em seus últimos meses de mandato, e nas atuais condições políticas do clube, aprovar uma reforma tão ampla e com tantos pontos controversos. Nosso grupo espera que o presidente da Assembleia Geral, Faues Mussa, tenha a sensibilidade de separar a aprovação das eleições diretas, que a Confraria apoia de forma irrestrita, do restante da reforma, que contará com nossa reprovação. Os debates já promovidos devem servir de base para que um novo Conselho, arejado pelas eleições de novembro, avance com um processo tão sensível para o futuro do Club de Regatas Vasco da Gama.

Nosso voto é *SIM para as eleições diretas* e *NÃO para o restante da reforma do estatuto*.

Fonte: Facebook Confraria Vascaína