Relembre histórias de Edmundo e de Romário no Carnaval
Sábado, 22/02/2020 - 17:23
A relação Carnaval e futebol gerou grandes causos no Brasil. Berço dessas duas grandes expressões culturais, o país, a cada ano, acumula fatos - ou fake news - que agitaram o meio esportivo. Algumas delas, por sinal, tornaram-se emblemáticas e voltam à memória popular cada vez que a festa se aproxima. Teve de tudo um pouco. Da vontade quase incontrolável de Romário e Edmundo passarem a festa no Rio de Janeiro a boato da morte do goleiro Magrão, ex-Sport. Neymar também faz parte dessa lista com um Carnaval vigiado pelas redes sociais. Outro que também está no grupo é o ex-atacante Dênis Marques e uma falta polêmica quando defendia o Santa Cruz.

Romário, Cruyff e a folga esticada

Um dos mais emblemáticos causos que envolve Carnaval e futebol tem Romário como principal personagem, mas com algumas interrogações que ainda persistem. O fato é que o centroavante campeão do mundo relembrou, por diversas vezes, o dia em que precisou de uma atuação destacada para vir ao Rio de Janeiro festejar quando ainda defendia o Barcelona em 1994.

Romário pediu mais tempo de folga em relação ao grupo que também teria descanso no período. Cabia, então, ao treinador e lenda holandesa Johan Cruyff aceitar. Em 2012, o próprio Cruyff relembrou do caso em entrevista ao jornal francês L'Equipe.

- Uma vez, ele veio me perguntar se poderia faltar a dois dias de treinos para voltar ao Brasil. Deveria ser carnaval no Rio de Janeiro. Eu respondi: 'se você fizer dois gols amanhã, te dou dois dias a mais de descanso que o restante da equipe'. No dia seguinte, ele marcou seu segundo gol com 20 minutos de jogo e imediatamente fez um gesto para mim pedindo para sair.

Romário, em suas explicações, aponta que marcou três gols no confronto e depois pegou o avião rumo ao Brasil. Em ambas as explicações, o fato é que nenhum dos protagonistas relata em qual duelo a "aposta" se deu.

SERÁ?

Na tabela do Campeonato Espanhol daquela temporada, o embate que envolve a data do Carnaval de 1994 - que aconteceu de 12 a 15 de fevereiro - foi diante do Zaragoza, pela 23ª rodada. Nessa partida, disputada em um domingo e durante o período festivo, no dia 13, Romário marcou dois gols. O primeiro saiu ao 31 minutos do primeiro tempo. O segundo veio aos 31 da etapa final, mas, nessa partida, o time catalão perdeu por 6 a 3.

Já o duelo mais próximo da folia em que o atacante marcou três vezes se passou diante do maior rival do Barcelona: o Real Madrid. Pela 18ª rodada, no dia 8 de janeiro, o Baixinho liderou a equipe em uma goleada por 5 a 0. Os gols dele, no entanto, foram distribuídos ao longo do confronto: aos 24 do primeiro tempo e outros dois na segunda etapa, sendo aos 11 e 36 minutos.

Magrão "morre" no domingo de carnaval

Atleta mais vencedor da história do Sport com dez títulos conquistados, Magrão, goleiro que deixou o Rubro-negro Pernambucano na temporada passada e segue sem clube, poderia ter a galeria de troféus no Leão reduzida. Para a sorte dele, não passou de um mero boato de carnaval.

Em 2011, ainda quando as redes sociais não tinham o peso atual, correu pelo Recife a falsa história de que o então atleta do Leão da Ilha havia sofrido um acidente fatal junto com um de seus três filhos. Era um domingo.

Magrão, no entanto, havia viajado com a família para João Pessoa, capital da Paraíba. Na realidade, não tinha enfrentado qualquer tipo de problema.

Dênis Marques, a matrícula da filha e a falta polêmica

Em 2013, um outro jogador de um time de Pernambuco se envolveu em um fato ligado ao carnaval. Quando defendia o Santa Cruz, Dênis Marques faltou a um treino em uma segunda-feira pela manhã durante o período festivo. A ausência do centroavante foi criticada publicamente pelo então diretor-técnico Ataíde Macedo. Segundo o gestor, o atleta não justificou a falta.

Como punição ao comportamento, Dênis Marques, além da bronca pública, ficou de fora da relação do jogo que terminaria em 3 a 3 com o Fortaleza, pelas quartas de final da Copa do Nordeste.

Dias depois, o próprio Dênis Marques concedeu uma entrevista coletiva para se justificar. Diante dos microfones, o jogador afirmou que a falta se deu porque precisava matricular filha na escola mesmo durante o carnaval.

- Ele publicou que eu não havia justificado a falta no treino matinal, o que é mentira. Desde a sexta-feira da semana anterior, informei pessoalmente para Ataíde e para o diretor de futebol, Constantino Júnior, que iria chegar atrasado ao treino na segunda-feira por conta de um problema particular da minha filha, que ainda não havia sido matriculada em uma escola, disse à época.

O curioso é que Dênis Marques também tinha passado por uma situação parecida em 2012. Ele também havia faltado a um treino em uma segunda-feira carnavalesca, mas não foi punido.

Edmundo, a Fiorentina e o domingo de carnaval

Em 1999, o então atacante Edmundo vivia uma das melhores fases da carreira. Na Fiorentina, formava um poderoso ataque ao lado do argentino Batistuta. A equipe, inclusive, disputava a liderança do Campeonato Italiano.

Mas tinha um Carnaval no meio do caminho, e o atacante brasileiro queria participar da festa no Rio de Janeiro. Edmundo, então, conseguiu a liberação e veio ao Brasil para desfilar pela escola de samba do Salgueiro em um domingo. Enquanto isso, a Fiorentina encarou a Udinese e foi derrotada por 1 a 0.

No capital fluminense, Edmundo ainda encontrou espaço na agenda para participar de um desafio de futevôlei no domingo de carnaval. Ele jogou ao lado do ator Eri Johnson, com quem também desfilou na Sapucaí. O ex-atacante venceu a partida e ainda teve tempo para provocar o time do hoje técnico Renato Portaluppi (veja vídeo).

A consequência para o brasileiro não foi das melhores no País da Bota. A torcida se queixou do jogador. A pressão cresceu, mas o atleta retornou e ajudou o time a ficar na terceira posição do campeonato, classificando-se para a Liga dos Campeões. Depois, Edmundo deixou a Viola e voltou ao Brasil para defender o Vasco, em 2000.

Neymar até o chão

No carnaval do ano passado, foi a vez do atacante Neymar ganhar os holofotes… e polêmicas. Em recuperação após fraturar o quinto metatarso - um osso do pé -, o jogador não se conteve e foi flagrado em dois dos grandes polos da folia no país ao lado surfista campeão mundial Gabriel Medina.

Primeiro, em Salvador. Na madrugada do sábado, o meia-atacante se empolgou dançando e foi até o chão. O vídeo logo viralizou e gerou críticas. Depois, Neymar surgiu no Sambódromo durante o desfile Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Era madrugada de segunda-feira. Mais uma vez, ganhou destaque ao lado de Gabriel Medina e, como novidade, também próximo à cantora Anitta.

Na Quarta-feira de Cinzas, Neymar deixou a folia para trás e seguiu para Paris. Na capital francesa, viu o seu time PSG ser derrotado por 3 a 1 pelo Manchester United, nas oitavas de final, e se despedir da Liga dos Campeões.

Neste ano, por outro lado, já se sabe que o atleta estará longe da folia. Com compromissos pelo PSG, o jogador, inclusive, fez até postagem irônica.

- É com uma imensa felicidade que estarei desfalcando o carnaval de 2020. É isso mesmo. Dessa vez, não terá polêmica.

O que vem este ano?

As referências e presença de celebridades do mundo esportivo no carnaval deste ano também estão garantidas. Só não se sabe o que entrará para o folclore.

Nas escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo, seja nas divisões de acesso ou nos grupos especiais, personalidades serão cantadas e homenageadas.

Na Mocidade Independente de Padre Miguel, a cantora Elza Soares será o tema do samba-enredo. Nos versos, o seu relacionamento com Garrincha será lembrado.

Já a rainha Marta ganha a avenida com o enredo "Marta do Brasil" em homenagem prestada pela Inocentes de Belford Roxo, do grupo de acesso do Rio.



Fonte: GloboEsporte.com