Gol de Tite pelo Guarani contra o Vasco serve de inspiração para jogadas de bola parada da Seleção Brasileira
Domingo, 16/02/2020 - 15:08
Tite não querendo participar de coletiva de imprensa após a divulgação de acusação de estupro contra Neymar e jogadores dando carinho especial a Richarlison, diagnosticado com caxumba no dia do jogo contra o Paraguai. Esses e outros detalhes dos bastidores da caminhada da seleção brasileira na Copa América de 2019 são as atrações do novo documentário lançado pela Amazon.

Mais um produto da linha "Tudo ou Nada" (All or Nothing), a série é fruto de mais de um mês de filmagens nos bastidores da seleção, desde a preparação na Granja Comary, em Teresópolis, até o título conquistado no Maracanã, quando chegou ao fim o jejum de 12 anos sem o troféu continental.

Dirigida por Felipe Briso, o "Tudo ou Nada" da seleção não se propõe a ser um relato "sensacionalista", nas palavras dos produtores. A produção passou pelo crivo da CBF. Antes de irem ao ar, os episódios foram exibidos para a diretoria e a comissão técnica da seleção.

Portanto, não espere ver a reação de Neymar ao saber que seria cortado ou reações explosivas no vestiário quando a seleção não jogou bem - se é que elas existiram. Até a ligação da convocação de Willian para substituir o craque cortado foi alvo de um pedido de "licença" do então coordenador Edu Gaspar.

Mesmo assim, a produção traz alguns itens curiosos e nós pontuamos cinco deles. Sim, há uma dose de spoiler nesse texto. Confira!

Tite incomodado com coletiva sobre Neymar

Em conversa com jornalistas na tarde que antecedeu o lançamento do documentário, Tite admitiu: "Não queria estar naquela coletiva". A entrevista em questão foi numa segunda-feira, dia seguinte à presença da Polícia Civil na Granja Comary para intimar Neymar sobre um desdobramento da acusação de estupro.

O jogador, na noite anterior, tinha divulgado nas redes sociais um vídeo para se defender e nele continham fotos íntimas da mulher que o acusava: Nájila Trindade. A série mostra que Tite foi para a coletiva preocupado e pregando serenidade. Ao fim das contas, a entrevista teve 27 perguntas, sendo 20 sobre Neymar.

Tite tem trauma de disputa de pênaltis

O Brasil se classificou às semifinais após superar o Paraguai nas quartas, em uma decisão de pênaltis. O episódio épico da campanha se deu na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e foi o gancho para que Tite explicasse o motivo de ter trauma de disputa de pênaltis. O caso está até na biografia do treinador, lançada em 2016, e remete ao ano de 1987.

Tite à época jogava pelo Guarani. Frustrado pelo vice-campeonato do Brasileirão diante do São Paulo, nos pênaltis, o insone meio-campista resolver pegar a estrada com a mulher, Rose. No meio do caminho até o Rio Grande do Sul, perdeu o controle do carro, rodou e quase caiu em uma ribanceira. O técnico não teve nenhuma ingerência na formação da lista dos batedores na classificação diante dos paraguaios.

Gol de Tite 'inspira' bola parada da seleção

Um observador mais atento percebe a jogada ensaiada em cobranças de escanteios no ataque da seleção. A bola parada ofensiva é um balé coordenado que tenta fazer com que o zagueiro Thiago Silva desvie na direção do primeiro pau.

O gol, conforme essa ideia, pode acontecer já após o primeiro toque ou depois de um desvio dado por algum dos jogadores que aparece em seguida na área. Coincidência ou não, a jogada é muito parecida com o único gol de Tite pelo Guarani, em 1986, diante do Vasco. O lance foi mostrado aos jogadores da seleção brasileira antes da estreia contra a Bolívia, em São Paulo. Thiago Silva se mostrou incrédulo: "Mentira..."

Preocupação com Messi e a barreira

Parte da preparação para o jogo contra a Argentina, na semifinal da Copa América, em Belo Horizonte, passou pela preparação para as cobranças de falta de Lionel Messi. Meses antes, ele já tinha feito um golaço com esse fundamento pelo Barcelona diante do Liverpool. O goleiro era justamente Alisson, titular do Brasil.

Tite bateu muito na tecla de que a participação da barreira, atacando a bola no momento da cobrança de falta, era fundamental. E isso faltou aos jogadores do Liverpool no Camp Nou. No jogo, Messi teve algumas de marca, uma delas foi de falta. Alisson fez uma ótima defesa que pareceu simples, cena marcante daquela vitória sobre os hermanos.

Caxumba de Richarlison

Diagnosticado com caxumba no dia do jogo contra o Paraguai, pelas quartas de final, Richarlison foi alvo de um carinho especial do grupo. Isolado no hotel em Porto Alegre, ele participou por videoconferência da preleção antes da partida. Para representá-lo no ambiente da seleção, o volante Fernandinho imprimiu uma foto do atacante e colou na cadeira que seria dele no refeitório da delegação.

Richarlison se juntou ao grupo em Belo Horizonte, antes da semifinal contra a Argentina. Após a expulsão de Gabriel Jesus na final contra o Peru, no Maracanã, ele entrou em campo e, de pênalti, fez o último gol da campanha vitoriosa do Brasil.

Fonte: Época