Conselho Deliberativo reprova contas do Vasco de 2018 por 99 votos a 88; decisão pode ter consequências para Campello
Quinta-feira, 06/02/2020 - 22:25
David Nascimento @daviddcn
As contas de 2018 do Vasco acabaram de ser reprovadas, 99 a 88, em votação durante reunião do Conselho Deliberativo, na sede náutica, agora há pouco. Mais informações daqui a pouco no @lancenet

Fonte: Twitter do jornalista David Nascimento/Lance


Conselho Deliberativo do Vasco reprova contas de 2018 da gestão do presidente Alexandre Campello

O Conselho Deliberativo do Vasco reprovou, em sessão na noite desta quinta-feira, as contas de 2018 de Alexandre Campello, o primeiro ano do mandato do presidente. O placar da votação foi de 99 pela reprovação e 88 pela aprovação.

A reunião desta quinta, realizada na sede da Lagoa, não teve registro de incidentes. Ela foi remarcada após o encontro de 31 de outubro do ano passado ter sido cancelado por conta de uma confusão generalizada. Na ocasião, o grande benemérito Eurico Brandão, o Euriquinho, e Campello tiveram um acalorada discussão.

O Conselho Fiscal havia emitido uma negativa de parecer em abril de 2019. Na época, os três integrantes (Edmilson José Valentim dos Santos, presidente, e os membros Rafael Landa Montenegro e Otto Alves de Carvalho Junior) assinaram um relatório no qual alegaram não ter recebido documentação em tempo hábil da diretoria do clube:

- 12 ofícios do CF não foram respondidos ou justificados pela diretoria.
- 5 ofícios do CF foram respondidos pela direção, mas sem documentação probatória.
- 10 ofícios do CF foram respondidos em parte.

Somente em outubro, com o recebimento de mais informações, o Conselho Fiscal, enfim, recomendou a reprovação das contas. Foi alegado, entre outros pontos, falta de documentação que comprovasse as informações, mudanças de números do balanço de 2017 (o Conselho aprovou as contas do então presidente Eurico Miranda) e a inexistência do alegado superávit apresentado pela diretoria apesar dela ter contratado auditores independentes.

- Concluímos que não existe qualquer base para que o Conselho Fiscal ateste os procedimentos dos auditores sobre o parecer das Demonstrações Financeiras que foram apresentadas para o ano de 2018 e, por este motivo, recomendamos pela não aprovação das contas de 2018 - diz trecho do documento.

Por não concordar com o relatório, o membro Otto Alves de Carvalho Junior apresentou um parecer à parte. Ele alegou que, com o posterior envio de novas informações por parte da direção, ficou claro que não há indícios de fraude ou erro.

A reprovação das contas de Campello ocorre em um momento de tensão política no Vasco. O ano é eleitoral, e o Conselho Deliberativo debate a reforma do estatuto. Na última terça-feira, a sessão foi suspensa - será retomada no dia 11. Há um ponto polêmico: o dirigente que tiver as contas reprovadas ficará inelegível por cinco anos. A proposta foi aprovada.

O atual estatuto é omisso quanto a eventual punição para quem tiver contas reprovadas. Conselheiros contrários a Campello estudam se será possível aplicar pena ao presidente.

Fonte: GloboEsporte.com


Vasco tem contas de 2018 reprovadas e Campello sofre derrota

As contas do primeiro ano de gestão do presidente Alexandre Campello foram reprovadas em reunião do Conselho Deliberativo do clube, nesta quinta-feira, na Sede Náutica da Lagoa. Por 99 votos a 88, o balanço financeiro não passou, o que representa uma derrota para o dirigente.

Foi a primeira vez que uma pauta diretamente relacionada a Campello foi colocada para votação no clube desde que ele sofreu as recentes perdas de apoio do grupo "Desenvolve Vasco" e de parte da "Cruzada Vascaína".

A reprovação pode trazer consequências para Alexandre Campello. O artigo 53 do clube afirma que "os membros dos Poderes Sociais são solidariamente responsáveis perante o clube ou terceiros por omissão, excesso de mandato ou qualquer outra transgressão, no exercício dos cargos que foram eleitos".

O Conselho Fiscal do Vasco já havia recomendado a reprovação das contas de 2018, alegando haver problemas na demonstração financeira, no parecer dos auditores e no superávit de R$ 64 milhões que o documento apresenta.

Antes da reunião desta quinta-feira, o clube tentou votar as contas do primeiro ano de Campello em dezembro, mas a sessão foi interrompida depois de confusão entre o presidente e o conselheiro Eurico Brandão, filho do ex-presidente Eurico Miranda.

Fonte: O Globo Online