Vasco prepara melhorias no gramado e na iluminação de São Januário; VP Pedro Seixas comenta
Quarta-feira, 29/01/2020 - 08:27
O gramado e a iluminação de São Januário ganharam atenção do Vasco para a temporada 2020. Enquanto o primeiro passou por melhorias, o segundo será aperfeiçoado visando a disputa do Brasileirão.

Na terça-feira, por exemplo, trabalhadores colocaram adubo no campo. Tratou-se de um serviço de manutenção que visa acelerar o crescimento da grama, especialmente nas áreas de replantio. Isso ocorreu após o processo de retirada de argila e de perfuração do terreno, feito no período de férias, algo que qualifica a drenagem e torna o solo menos duro.

A evolução foi sentida pelos jogadores, confirme relato de Pedro Seixas, vice de Obras de Engenharia de Patrimônio, na estreia no Carioca diante do Bangu. A tendência é de que o campo esteja em melhores condições na quinta-feira, dia de confronto com a Cabofriense.

Há mais por fazer, porém. O sistema de iluminação, após a inauguração dos novos refletores em agosto de 2019, será aperfeiçoado. O clube está na fase de analisar parceiros e orçar o serviço para posterior contratação.

- É importante dizer que a iluminação está em condições de jogo. O que vamos fazer é melhorar o nível de iluminação em áreas manchadas do campo e nos espaços escuros das arquibancadas, especialmente atrás do gol - detalhou o dirigente.

No ano passado, o Vasco inauguração iluminação 100% LED (160 projetores), o que melhorou a qualidade e reduziu custos. O clube atendeu à exigência de certificação de estádio feita pela CBF para 2019: o sistema deveria ter, no mínimo, 800 lux (unidade de iluminamento). Com a troca, São Januário passou a ter 1,4 mil lux, ou seja, acima do exigido, em um investimento de cerca de R$ 2,4 milhões - antes da intervenção, o estádio tinha 300 lux.

Ocorre que a CBF, na época, já previa um aumento da referência mínima para 1,6 mil lux em 2020. Por isso, o Vasco irá aperfeiçoar o sistema visando o Brasileirão.



Fonte: GloboEsporte.com