Fernando Miguel espera por um 2020 de evolução e fala sobre Jordi, Abel Braga e jovens da base
Sexta-feira, 10/01/2020 - 18:31
Um dos jogadores mais experiente do elenco vascaíno, o goleiro Fernando Miguel foi o escolhido para atender os jornalistas antes do treinamento desta sexta-feira (10/1), no CT do Almirante. O camisa 1 falou sobre o primeiro contato com os companheiros em 2020, a garotada que subiu das categorias de base também sobre o bate-papo inicial com Abel Braga e a nova comissão técnica.

- Ontem foi o primeiro dia, né. Na reapresentação foram os exames clínicos e cardíacos, que são necessários. A presença nova é o Germán, né? Ele chegou. A rapaziada que subiu já não é novidade trabalhar com eles. É uma integração total. A expectativa é de fazer um grande ano e continuar avançando naquilo que nos foi proposto e dentro da ideia que se tem traçado pelo clube - disse Fernando Miguel, antes de falar sobre o novo técnico, Abel Braga:

- Logicamente que é um contato preliminar. Estamos nos conhecendo. Eu nunca tinha trabalhado com o Abel, mas conheço a história de vitórias e sucesso dele. As informações que temos sobre como ele conduz o grupo. O principal é que nós sabemos o quanto representa vestir essa camisa. Acho que isso facilita tanto o nosso trabalho, como o trabalho dele. Temos que estar com a cabeça voltada em superar as dificuldades, superar as limitações. Desde 2018 tem sido assim e temos superado. Ano passado se vislumbrou até uma Libertadores. Com um pouco de melhora e uma expectativa boa, esperamos fazer um ano melhor do que foi 2019.

Quem retornou ao Cruzmaltino em 2020 foi um antigo companheiro de Fernando Miguel: Jordi. O goleiro teve destaque no Campeonato Brasileiro defendendo as cores do CSA, por empréstimo, e volta para ser uma opção ao técnico Abel Braga. Para Fernando, a disputa é sempre boa e o ambiente e respeito entre os goleiros vascaínos é o que vale. No fim, que sai ganhando é o clube.

- Eu trato meus companheiros com muito respeito e igualdade por todos os lugares que eu passo. Eu sempre vi o Jordi como grande goleiro. Antes mesmo dele ter essa visibilidade toda no CSA, sempre trabalhamos com respeito, honestidade e parceria. Um ambiente saudável, com parceria e para se conseguir avançar e continuar crescendo é necessário ter respeito e cada um entregando o seu melhor para que o principal, que é o Vasco, avance. Somos amigos. Ele até casou recentemente e foi um momento que não pude participar, mas ele é um cara especial. Já tinha meu respeito, como todos os goleiros que trabalharam ou vão trabalhar comigo sempre vão ter - explicou.

CONFIRA OUTROS TRECHOS DA ENTREVISTA DE FERNANDO MIGUEL

GAROTADA
É um grupo jovem. Como falei antes, é um novo momento, uma nova história que se inicia. Até porque se trocou a comissão técnica e um novo processo vai começar. Esses jovens já tem uma casca. Eles viveram muitas situações com a gente nos últimos anos e tem noção do que precisa ser feito para avançar. É muito comprometimento, entrega e capacidade de superação. É isso que temos que ter em mente e valorizar aqueles que aqui estão. Agradecemos e é natural que se façam novas escolhas em início de temporada. Temos um grupo que mostrou ser capaz de superar adversidades e é isso que vamos pregar nesta temporada.

CARIOCA
Não se conquista nada com discurso. Nada falando. Se conquista dia após dia. Jogo após jogo. Essa tem sido nossa postura, durante todo o tempo que estou aqui e vai continuar sendo assim. Precisamos continuar mostrando força nesse dia a dia e evolução a cada partida. Dentro das ideias e propostas que o Abel for trazendo, precisamos melhorar a cada partida. É um cenário que vai nos trazer boas perspectivas.

REUNIÃO COM CAMPELLO
É um assunto interno. O Presidente tem tido uma postura de ser transparente com todos. A situação financeira é difícil, não é novidade e é preciso isso mesmo, ser claro. Nós temos demonstrado que temos sido parceiros do clube. O panorama para este ano é que seja melhor e vamos continuar nesse elo, de unidade total do Vasco: jogadores, diretoria e principalmente torcedores. Precisamos ser fortes em todos os sentidos para que as melhoras continuem a acontecer em 2020.

EXPERIÊNCIA E JUVENTUDADE
Acho que trabalhamos com igualdade. Não vejo ninguém com capacidade ou posição maior que ninguém. Todos tem noção daquilo que precisa ser feito. Esse é um ponto importante e temos que continuar atacante e valorizando esse ano. Continuar valorizando o que cada um faz e a importância que cada um tem dentro do contexto e dos acontecimentos durante o ano e fazer com que cada um se sinta importante nesse processo. Não foi fácil esse tempo que estamos aqui e esperamos por dias melhores.

TRABALHO FORTE NA PRÉ-TEMPORADA
É um pouquinho mais desgastante, mas já estava com saudade do dia a dia, do trabalho e ter esse contato com todos. De buscar essa unidade e ver as coisas acontecendo. Muitos reclamam, mas todos estavam sentindo falta do dia a dia.



Fonte: Site oficial do Vasco