Carlos Brazil faz balanço da temporada 2019 da base do Vasco
Quarta-feira, 25/12/2019 - 02:45
Em entrevista ao jornal Lance, o gerente da base do Vasco, Carlos Brazil, fez um balanço da temporada 2019 do clube. O profissional viu evolução em 2019 na comparação com 2018 e ressaltou que implantou uma metodologia diferente quando chegou à Colina:

"O título não é o mais importante. Na base o mais importante é formar, ter a filosofia e a metodologia bem implantadas. Do outro lado tem trabalho também. O lado positivo é estar ensinando para os meninos poderem vivenciar esse tipo de jogo. Acho que 2019 foi um ano bem melhor do que 2018. Em termos de resultado, formação, porque em 2018 nós chegamos e criamos uma nova metodologia no clube, filosofia diferente, alguns tiveram que passar por um processo de adaptação. Esse ano houve uma coisa mais firme, eles entenderam o processo. Funcionou melhor para eles e para os meninos que já trabalhavam no clube, treinadores, auxiliares etc. Foi um ano super positivo", declarou Carlos Brazil ao Lance.

Carlos Brazil também falou sobre o aproveitamento de jogadores da base vascaína no elenco profissional do clube, agora comandado por Abel Braga:

"Ele (Abel Braga) chegou agora no final do ano, com todos praticamente de férias. conversei mais com o Mazzuco por alguns dias. Ele realmente demonstra a vontade de usar os jogadores da base, mas tem bastante atletas que já estão lá integrados. O Talles Magno, Marrony, que ainda teriam idade de base e estão na parte de cima. Bruno Gomes e Gabriel Pec já estavam quase integrados. Eles receberam agora alguns jogadores de último ano, que estouraram a idade da base. Ganharam novas opções", afirmou Brazil.

Por fim, o gerente da base vascaína analisou a participação do elenco sub-20 na Copa RS/Ipiranga Sub, disputada em dezembro, e na qual o Vasco terminou em segundo lugar ao perder para o Grêmio na decisão:

"Acho que fizemos uma Copa RS muito boa, além até do que era a expectativa. Quando decidimos ir para a competição, imaginamos um nível de dificuldade, seria bom para os jogadores, mas o objetivo principal era preparar o time para a Copa São Paulo. Tínhamos perdido praticamente seis titulares. Como estavam chegando os meninos do sub-17, decidimos ir. Era bom para criar o conjunto, era um novo treinador. A expectativa era que fossemos fazer uma boa competição, mas não de ser campeão. Fomos muito bem, o time cresceu na competição. Na final, o resultado foi até injusto", finalizou Carlos Brazil.

Desempenho do Vasco nos torneios de base em 2019

SUB-15

Campeão - Taça Guanabara (invicto)
Campeão - Taça Rio (invicto)
Campeão - Estadual (invicto)
Campeão - Copa NAC/Muriaé (MG)
2º Lugar - Copa da Amizade Brasil-Japão

SUB-16

Campeão - 1º Turno/Guilherme Embry
2º Lugar - Torneio Guilherme Embry
Semifinalista - 2º Turno/Guilherme Embry

SUB-17

Semifinalista - Copa do Brasil

SUB-20:

Campeão - Taça Rio
2º Lugar - Copa São Paulo
2º Lugar - Taça Guanabara
2º Lugar - Campeonato Estadual
2º Lugar - Torneio OPG
2º Lugar - Copa Ipiranga RS
Semifinalista - Copa do Brasil
Semifinalista - - Campeonato Brasileiro

Jogadores do Vasco chamados para Seleções Brasileiras de base em 2019

SUB-15

Andrey
Hygor
Kauã Lucas

SUB-16

Cadu
Caio Buiu
Caio Dantas
Marlon Gomes

SUB-17

Riquelme
Talles Magno

SUB-18

Bruno Gomes
Lucão
Nathan
Vinicius

SUB-20

Gabriel Pec

SUB-23/OLÍMPICA

Lucão

Fonte: NETVASCO