Romário é o maior artilheiro do Vasco em torneios internacionais oficiais
Segunda-feira, 30/12/2019 - 18:26
A saída de Rodrigo Pimpão do Botafogo para o CSA causou certo frisson nas redes sociais. Não pela ida para o CSA, mas pela revelação de que o atacante deixava o alvinegro como o maior goleador da história do clube em torneios internacionais oficiais. Com oito gols na Libertadores de 2017 e na Sul-Americana de 2018, o Pimpão divide a honra com Sinval, artilheiro da Copa Conmebol em 1993, o que causou espanto nós torcedores e zoação por parte dos rivais.

Pois O GLOBO levantou os dados, e o feito de Pimpão não seria impressionante só no Botafogo: nos quatro grandes clubes do Rio, ele seria top 10.

Se tivesse marcado os oito gols que fez pelo Botafogo em torneios internacionais com a camisa do Fluminense, por exemplo, Pimpão seria o segundo maior artilheiro do tricolor — atrás só de Fred. Fosse em São Januário, ficaria em terceiro, ultrapassado por Romário e Juninho Paulista. No Flamengo bicampeão da Libertadores, só Zico e mais cinco jogadores marcaram mais gols no quesito do que Pimpão no Botafogo.

Nem Pimpão, nem Sinval são ídolos no Botafogo. Liderar esse ranking no clube os diferencia de Zico, Romário e Fred em Flamengo, Fluminense e Botafogo, mas também mostra que são pouco os jogadores historicamente goleadores nos times cariocas em competições internacionais. O levantamento foi feito levando em torneios organizados ou reconhecidos pela Conmebol e Fifa.

Cabe lembrar que, entre Mundiais, Libertadores, Sul-Americano, Copa Sul-Americanas, Copa Conmebol, Recopas, Supercopas e Copa Mercosul analisadas, quase 200 troféus foram disputados, e o futebol do Rio só conquistou oito: o Flamengo tem um Mundial, duas Libertadores e uma Mercosul; o Vasco um Sul-Americano, uma Libertadores e uma Mercosul; o Botafogo tem uma Copa Conmebol e o Fluminense nunca venceu um torneio internacional reconhecido, apesar de já ter alcançado as finais de uma Libertadores e de uma Sul-Americana.

FLAMENGO: Zico na frente e a chance de Gabigol

O Flamengo é o único time do Rio que tem três jogadores que marcaram mais de 10 gols com a camisa do clube em torneios internacionais, e eles representam momentos distintos: Zico fez nas Libertadores da década de 80, Gaúcho nas do começo dos anos 90 e nas Supercopas e Romário nas Supercopas e Copa Mercosul do fim da década de 90.

Com nove gols só na Libertadores de 2019, Gabigol tem a chance de ultrapassar Zico se repetir o desempenho em 2020.

TOP 10 ARTILHEIROS INTERNACIONAIS

1° — Zico — 16
2° — Gaúcho — 15
3° — Romário — 14
4° — Juan (zagueiro) e Tita — 10
6° — Gabigol — 9
7° — Renato Gaúcho — 8
8° — Adílio, Marcelinho, Marquinhos, Nélio, Sávio e É. Ribeiro — 7

VASCO: Romário na onda da Mercosul

Maior artilheiro do Vasco em torneios internacionais e terceiro maior do Flamengo na categoria, Romário é o maior de todos se somados os gols com as camisas dos quatro grandes do Rio. São 32 gols ao todo, o dobro do segundo colocado, Zico. O curioso: o Baixinho só tem 4 gols na Libertadores. Os outros 28 foram por competições menores, principalmente a extinta Copa Mercosul.

Curiosidades: maior artilheiro da história do clube em Libertadores, Luizão é só o terceiro no geral, junto com Juninho Pernambucano, o mais bem colocado dos grandes ídolos genuinamente vascaínos; Edmundo e Roberto Dinamite só têm 4 gols internacionais cada, o mesmo que Yago Pikachu, que pode aumentar a conta na Sul-Americana 2020.

TOP 10 ARTILHEIROS INTERNACIONAIS

1° — Romário — 18
2° — Juninho Paulista — 11
3° — Luizão e Juninho — 8
5° — Alecsandro — 7
6° — Viola — 6
7° — Donizete e Diego Souza — 5
9° — Friaça, Dinamite, Pedrinho, Bernardo e Pikachu, Edmundo — 4

FLUMINENSE - Fred supera time de 2008

O fato de Fred ser o maior artilheiro internacional da história do Fluminense mostra sua vocação para ídolo. Ele supera com folga — pelos gols marcados na Sul-Americana de 2009 e nas Libertadores do início da década — o poderoso ataque do time que foi à final da Libertadores de 2018: Thiago Neves, Washington e Dodô. Apesar de o tricolor não ter nenhum título internacional, Fred é o 4° maior artilheiro do futebol do Rio em torneios internacionais, atrás apenas de Romário, Zico e Gaúcho. São oito gols pela Libertadores e cinco pela Sul-Americana.

TOP 10 ARTILHEIROS INTERNACIONAIS

1° — Fred — 13
2° — Thiago Neves — 7
3° — Washington e Conca — 6
5° — Flávio, Samarone, Dodô, Rafael Moura, Henrique Dourado e Luciano — 4

BOTAFOGO - Por que tão pouco?

O Botafogo é o único dos quatro grandes que não tem nenhum jogador com mais de 10 gols em torneios internacionais. Isso se deve, principalmente, ao baixo número de participações na Libertadores, apenas cinco, o menor do Rio. Há outros fatores, no entanto. Se hoje é absolutamente justa a maneira como a Conmebol classifica os clubes para participações em torneios menores, no passado, essa escolha nem sempre respeitou critérios técnicos.

Segundo principal torneio em alguns momentos dos anos 90, a Supercopa só permitia participação de campeões da Libertadores, deixando Botafogo, Fluminense e Vasco de fora. Depois, a Mercosul tinha clubes convidados de acordo com interesses comerciais da entidade, e só Flamengo e Vasco disputavam pelo Rio. Entre 1998 e 2001, isso significou, no mínimo, 24 jogos internacionais a menos para alvinegros e tricolores.

Ainda assim, o Botafogo é o carioca com mais participações na Sul-Americana, e nunca fez uma campanha memorável.

TOP 10 ARTILHEIROS INTERNACIONAIS

1° — Pimpão e Sinval — 8
3° — Lúcio Flávio — 7
4° — Túlio, Jairzinho e Dirceu — 5
7° — Marinho Chagas, Roberto Miranda, André Lima, Carlos Alberto, Erik — 4




Fonte: O Globo Online