Vasco tem retrospecto favorável no confronto contra equipes da Bolívia
Domingo, 29/12/2019 - 05:22
Carlos Gregorio Jr @CarlosGregJr
O Vasco terá o Oriente Petrolero como adversário em sua estreia na @sulamericana. O segundo jogo será disputado no Estádio Ramon Tauhichi Aguilera, onde o Cruzmaltino realizou dois treinamentos em 2018, antes da partida contra o Jorge Wilstermann, pela @LibertadoresBR.

O elenco atual conta com alguns jogadores que estiveram na delegação durante a passagem por Santa Cruz de la Sierra, que possui uma altitude de 428 metros. O lateral-direito Yago Pikachu, o zagueiro Ricardo Graça e o lateral-esquerdo Henrique são os remanescentes daquele grupo.

Vale ressaltar o Vasco possui um retrospecto bastante favorável diante de equipes bolivianas. São 12 partidas, com sete vitórias, dois empates e três derrotas. O Gigante da Colina, por sua vez, jamais enfrentou o Oriente Petrolero em sua história.

O jogo mais importante foi justamente o primeiro, disputado em Santiago, no Chile, e válido pela 1ª rodada do Sul-Americano de 1948. Na ocasião, com dois gols de Lelé, o Vasco venceu por 2 a 1 o Litoral, na época bicampeão de La Paz, o mais importante torneio da Bolívia.

O Cruzmaltino teve uma equipe da Bolívia como adversária nas oitavas da @sulamericana de 2011. O Almirante encarou o Aurora e levou a melhor, com direito uma vitória por 8 a 3 na Colina. A goleada é até hoje a maior da história do Almirante em competições internacionais.

O Vasco disputará a @sulamericana pela sétima vez na temporada de 2020. A melhor participação foi justamente em 2011, quando aplicou a histórica goleada sobre os bolivianos do Aurora. O Gigante chegou até a semifinal, mas acabou sendo eliminado pela campeã Universidad de Chile.

Fonte: Twitter do jornalista Carlos Gregorio Jr/Assessoria de imprensa do Vasco