Em pesquisa, 64% dos jogadores da Série A opinam que VAR melhorou o futebol
Quinta-feira, 26/12/2019 - 15:34
Não foram poucas as polêmicas em torno do árbitro de vídeo na segunda temporada em que ele foi usado no futebol brasileiro. Apesar disso, 64% dos jogadores acreditam que o VAR melhorou o futebol.

Por outro lado, 33% do grupo de 100 jogadores da Série A que responderam ao Pesquisão UOL disse que o sistema não ajudou na melhora do esporte. Seis atletas se abstiveram em relação à questão.

Ao longo da temporada, o VAR esteve no centro de algumas das principais polêmicas do futebol nacional. O Botafogo, por exemplo, tentou anular um jogo com o Palmeiras pelo Brasileirão alegando um erro de direito do árbitro por revisar um lance no vídeo depois de já ter autorizado o reinício da partida.

Dirigentes de vários clubes vieram a público reclamar do uso do VAR e de uma suposta falta de critério da arbitragem sobre quando e como utilizar a ferramenta. Além disso, outra reclamação constante foi a demora para que as decisões fossem tomadas. Apesar de tudo, entre os boleiros, a novidade foi aprovada.

Como funciona

O Pesquisão do UOL Esporte chega em 2019 à oitava edição. O que você verá a seguir é um levantamento realizado com cem jogadores que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro pelos seguintes clubes: Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, CSA, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.

Os atletas responderam a 23 perguntas sobre assuntos variados do universo esportivo: desde o melhor jogador, técnico ou narrador do Brasil até temas mais espinhosos, como a consolidação da arbitragem de vídeo e a possibilidade de punição aos clubes por cantos homofóbicos de torcedores.

Como são cem os jogadores que responderam aos questionamentos, as porcentagens são exatas. Os resultados trazem sempre os cinco mais bem colocados. Em casos de empate na 5ª colocação, todos os que receberam a mesma porcentagem de votos aparecem.

Todos os clubes ou pessoas citadas serão mencionados ao longo das reportagens deste Pesquisão. Por fim, é garantido o anonimato aos atletas em relação às suas escolhas.



Fonte: UOL