Abel Braga é citado em pesquisa com jogadores como o pior técnico do ano
Quarta-feira, 18/12/2019 - 17:28
O Pesquisão do UOL Esporte chega em 2019 à oitava edição. O que você verá a seguir é um levantamento realizado com cem jogadores que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro pelos seguintes clubes: Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, CSA, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.

Os atletas responderam a 23 perguntas sobre assuntos variados do universo esportivo: desde o melhor jogador, técnico ou narrador do Brasil até temas mais espinhosos, como a consolidação da arbitragem de vídeo e a possibilidade de punição aos clubes por cantos homofóbicos de torcedores.

Como são cem os jogadores que responderam aos questionamentos, as porcentagens são exatas. Os resultados trazem sempre os cinco melhores colocados. Em casos de empate na 5ª colocação, todos os que receberam a mesma porcentagem de votos aparecem.

Todos os clubes ou pessoas citadas serão mencionados ao longo das reportagens deste Pesquisão. Por fim, é garantido o anonimato aos atletas em relação às suas escolhas.

Divirtam-se!

Jesus e Sampaoli dominam; Tiago Nunes fica em 3º

O Mister está em alta entre os boleiros. Jorge Jesus foi eleito com sobras o melhor treinador do Brasil pelos 100 jogadores da Série A que responderam ao Pesquisão UOL. Comandante do Flamengo nos títulos do Brasileirão e da Libertadores, o português recebeu 46% dos votos.

O segundo mais votado foi outro gringo: Jorge Sampaoli, argentino que levou o Santos ao vice-campeonato brasileiro, superando o Palmeiras no número de vitórias. O treinador, que já deixou o time alvinegro, foi lembrado por 26% dos entrevistados.

Tiago Nunes, campeão paranaense, da J.League YBC Levain Cup (antiga Copa Suruga) e da Copa do Brasil com o Athletico-PR, ficou na terceira posição. O treinador, que vai comandar o Corinthians em 2020, levou 8% dos votos. Eduardo Barroca, que treinou o Botafogo de abril a outubro, teve 4%, assim como Vanderlei Luxemburgo, treinador do Vasco em oito meses de 2019.

O ranking:

1º Jorge Jesus (Flamengo): 46%
2º Jorge Sampaoli (Santos): 26%
3º Tiago Nunes (Athletico-PR): 8%
4º Eduardo Barroca (Botafogo) e Vanderlei Luxemburgo (Vasco): 4%

Foram citados: Fernando Diniz (Fluminense e São Paulo), Renato Gaúcho (Grêmio) e Rogério Ceni (Fortaleza e Cruzeiro), Odair Hellmann (Inter) e Antônio Carlos Zago (Bragantino).

Abel amarga liderança com Argel em 2º; Carille e Mano são citados

Comandante do Flamengo nos primeiros meses da temporada, Abel Braga foi eleito o pior técnico do Brasil pelos 100 jogadores da Série A que responderam ao Pesquisão UOL. Mesmo com o título carioca, o treinador, que ainda passou pelo rebaixado Cruzeiro no fim do ano, recebeu 24% dos votos.

Argel Fucks, por sua vez, foi o escolhido por 18% dos atletas ouvidos pelo UOL Esporte. Adilson Batista e Oswaldo de Oliveira foram lembrados por 6% dos jogadores. Alberto Valentim e Cuca também terminaram empatados, com 5%, em quarto lugar.

Outros nomes que apareceram no ranking geral foram Fábio Carille, Mano Menezes, Fernando Diniz e Levir Culpi.

O ranking:

1º Aber Braga (Flamengo e Cruzeiro): 24%
2º Argel Fucks (CSA e Ceará): 18%
3º Adilson Batista (Ceará e Cruzeiro) e Oswaldo de Oliveira (Fluminense): 6%
4º Alberto Valentim (Avaí e Botafogo) e Cuca (São Paulo): 5%

Foram citados: Fábio Carille (Corinthians), Mano Menezes (Cruzeiro e Palmeiras), Fernando Diniz (Fluminense e São Paulo), Levir Culpi (Atlético-MG), Dorival Júnior (sem clube), Enderson Moreira (Ceará), Geninho (Vitória), Marquinhos Santos (Chapecoense) e Rodrigo Santana (Atlético-MG)

Neymar afunda, e Bruno Henrique brilha

Nos últimos cinco anos (quase sempre com larga vantagem), Neymar foi eleito pelos boleiros como o melhor jogador brasileiro do mundo. A regra passou longe de se confirmar nesta temporada: o astro do Paris Saint-Germain perdeu a hegemonia e ficou só na quarta posição.

O vencedor do Pesquisão UOL em 2019 joga no Brasil. É Bruno Henrique, atacante do Flamengo, com 19% dos votos.

Neymar chegou a alcançar números entre 60% e 80% nos últimos anos. Desta vez teve a preferência de apenas 14% dos entrevistados. Ainda estão à sua frente Gabigol, do Flamengo, e o goleiro Alisson, do Liverpool.

Enquanto Neymar perdeu força por causa da temporada recheada por lesões e polêmicas, Bruno Henrique foi um dos personagens principais da campanha flamenguista campeã do Brasileirão e da Libertadores. Em 2018, o atacante então no Santos não teve nenhum voto.

O ranking:

1º Bruno Henrique: 19%
2º Alisson: 17%
3º Gabigol: 16%
4º Neymar: 14%
5º Roberto Firmino: 12%

Foram citados: Everton (Grêmio), Everton Ribeiro (Flamengo), Daniel Alves (São Paulo), Cássio (Corinthians), David Neres (Ajax-HOL), Fabinho (Liverpool-ING), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Gérson (Flamengo) e Lucas Moura (Tottenham-ING).

Messi retoma liderança (com folga) após 4 anos

Vencedor do Fifa The Best e da Bola de Ouro da revista "France Football" nos últimos meses de 2019, o argentino Lionel Messi faturou com folga a eleição de melhor jogador do mundo no Pesquisão UOL, que recebe votos de jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro de forma anônima. Ele venceu com 62%.

Messi havia sido dominante também em 2015, derrotado nos anos seguintes por Cristiano Ronaldo (56,77% em 2016, 50,4% em 2017 e 42,4% no ano passado). Nesta temporada o português acabou na vice-liderança com 14%, mesma pontuação do zagueiro holandês Virgil van Djik, do Liverpool.

Sadio Mané e Mohamed Salah, seus companheiros de Liverpool, completam o Top 5. Outros três jogadores - inclusive o flamenguista Bruno Henrique, eleito como o melhor brasileiro do mundo - são citados entre os jogadores.

Uma curiosidade: em oito edições do Pesquisão, Cristiano Ronaldo e Messi agora dividem o topo da preferência dos boleiros com quatro vitórias cada um. A 5ª posição no ranking não apareceu, pois o top 5 já havia sido contemplado com os nomes anteriores.

O ranking:

1º Lionel Messi: 62%
2º Cristiano Ronaldo e Virgil van Djik: 14%
3º Sadio Mané: 4%
4º Mohamed Salah: 3%

Foram citados: Kylian Mbappé (PSG), Lewandowski (Bayern de Munique) e Bruno Henrique (Flamengo).

Flamengo domina, mas Santos e Athletico-PR chamam atenção

Campeão carioca, brasileiro e da Libertadores em 2019, o Flamengo foi eleito como o melhor time do país pelos cem jogadores da Série A que responderam ao Pesquisão UOL. Em oito edições, é a primeira vez que o time figura entre os preferidos da boleirada, com direito a larga vantagem: 84% dos votos.

O Flamengo começou a temporada sob o comando de Abel Braga, mas só embalou no segundo semestre, com o português Jorge Jesus. A campanha do Brasileirão quebrou recordes históricos, a da Libertadores foi recheada de emoção e agora a expectativa é pelo Mundial de Clubes - a estreia será amanhã (17).

O Santos, vice-campeão brasileiro, ficou em segundo lugar no Pesquisão UOL, com 6% dos votos. Já o Athletico Paranaense foi o terceiro, com 5%. Outros cinco times foram citados, com destaque para o Fortaleza, campeão cearense e da Copa do Nordeste, e o Bragantino, que faturou a Série B do Brasileirão.

O ranking:

1º Flamengo: 84%
2º Santos: 6%
3º Athletico Paranaense: 5%
4º Bragantino, Corinthians, Fortaleza, Grêmio e Palmeiras: 1%

Flamengo domina Top 5 e tem Bruno Henrique absoluto

Os cem jogadores ouvidos pelo Pesquisão do UOL em 2019 se dividiram em 13 diferentes votos para o melhor do Campeonato Brasileiro. Bruno Henrique, do Flamengo, já havia sido eleito como melhor atleta brasileiro do mundo, e agora repete a ponta da lista como o preferido de 40%.

O atacante já havia sido citado no levantamento do ano passado, quando ainda defendia o Santos mas ficou na terceira posição, com apenas 5,66% dos votos. Gabigol, outro que também estava no clube paulista, foi o segundo, com 8,4%. Ele repete a medalha de prata, mas desta vez com 27% de votos. Dudu, que foi o vencedor em 2018, nem foi mencionado nesta temporada.

Um fato curioso da escolha dos jogadores da Série A do Brasileirão é que o Flamengo domina quatro dos cinco primeiros lugares: além de Bruno Henrique e Gabigol, Everton Ribeiro (13%) e Arrascaeta (4%). O "invasor" da lista é o zagueiro Cuesta, do Internacional, empatado com o uruguaio do Flamengo.

O ranking:

1º Bruno Henrique: 40%
2º Gabigol: 27%
3º Everton Ribeiro: 13%
4º Arrascaeta e Cuesta: 4%

Foram citados: Everton (Grêmio), Carlos Sánchez (Santos), Antony (São Paulo), Cássio (Corinthians), Gabriel (Botafogo), Gérson (Flamengo), Marinho (Santos) e Rodrigo Caio (Flamengo)



Fonte: UOL