Confira 50 curiosidades sobre o milésimo gol de Pelé; goleiro vascaíno Andrada era dúvida para o jogo contra o Santos
Terça-feira, 19/11/2019 - 12:55
No dia 19 de novembro de 1969, Pelé marcou, de pênalti, seu milésimo gol na carreira sobre o Vasco, na vitória do Santos por 2 a 1, no Maracanã. O gol saiu aos 32 minutos do segundo tempo. Confira 50 fatos e curiosidades de uma das marcas mais icônicas da História do futebol.

1 — O milésimo gol de Pelé foi marcado às 23h23 da noite de 19 de novembro de 1969, exatos 122 dias depois de os astronautas americanos terem pisado na lua e 93 dias depois do fim do festival de Woodstock.

2 — O Maracanã recebeu um público de 65 mil pessoas na quarta-feira à noite. O jogo não era transmitido ao vivo na TV. Oitenta dias antes, o estádio havia recebido seu maior público: 183.341 pessoas no Brasil 1x0 Paraguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

3 — Pelé não havia sofrido nenhuma falta no jogo até ser parado dentro da área pelo zagueiro Fernando, do Vasco, o que levou o árbitro Manuel Amaro de Lima marcar o pênalti. O juiz morreu de câncer em 10 de maio de 2009.

4 — O primeiro gol do Santos foi marcado pelo vascaíno Renê, contra, que tentou impedir que a bola chegasse ao camisa 10.

5 — Pelé havia finalizado apenas cinco vezes até a cobrança do pênalti. O goleiro argentino Edgardo Andrada chegou a tocar na bola no canto esquerdo. El Gato Andrada morreu em 5 de setembro deste ano, aos 80.

6 — Andrada chegou a ser dúvida para o jogo entre Vasco e Santos. O goleiro saiu do último treino com dores no tornozelo. Seu substituto imediato era Valdir.

7 — O Vasco vinha de uma semana conturbada politicamente. Os grandes beneméritos tentaram derrubar o presidente Reinaldo Reis. Houve uma assembleia em São Januário e Eurico Miranda, então vice de Patrimônio, cortou a luz da sala causando mais confusão e salvando Reis.

8 — A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais homenageou Pelé, antes do jogo, com a execução dos hinos à Bandeira e Nacional, e a formação das palavras "Salve" e "Rei Pelé".

9 — Assim que acertou o canto esquerdo de Andrada, a cena que entrou para a História: Pelé correu para dentro do gol, pegou a bola, a beijou e a ergueu como um troféu.

10 — Logo após a comemoração, Pelé foi carregado por fotógrafos e torcedores. O vestiário do Maracanã foi invadido por toda imprensa. O craque atendeu a todos os jornalistas.

11 — Muitos dos presentes no Maracanã não eram nem santistas, nem vascaínos. Incluindo uma caravana que saiu de ônibus de Três Corações, cidade natal de Pelé, só para ver o milésimo gol do conterrâneo mais famoso.

12 — Pelé ganhou mais de uma centena de presentes de empresas a entidades diversas. Entre eles, tamborim, relógio, medalhão de ouro, placas comemorativas, medalhas de ouro, baixela de prata, cocar e arco e flecha de tribos indígenas etc.

13 — Ainda em campo, Pelé deu a volta olímpica com a camisa do Vasco estampada com número 1000 nas costas.

14 — O goleiro Zaluar, do Corinthians de Santo André, que sofreu o primeiro gol marcado por Pelé em 1956, estava presente no Maracanã e participou da festa. Ele morreu em 1995.

15 - Então presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), João Havelange (1916-2016) deveria entregar uma medalha de ouro comemorativa da entidade a Pelé. Mas ele e deixou em casa: "Goleiros e zagueiros fizeram este mil demorar tanto que eu já estava cansado de carregar a medalha no bolso".

16 — A Confederação Brasileira de Desportos (CBD) deu a Pelé 5 mil cruzeiros novos.

17 — Pelé recebeu o diploma da Fifa, reconhecendo o feito histórico ainda no Maracanã assinado pelo então presidente da entidade, sir Stanley Rous, das mãos do editor de esportes do GLOBO

18 — Um selo comemorativo pela façanha foi criado pelos Correios.

19 — Kelly Cristina, filha mais velha de Pelé, tinha dois anos à época. Ela ganhou uma conta especial da Caixa Econômica Federal com 1000 cruzeiros novos. A partir dali, a cada gol de Pelé seria depositado 1 cruzeiro novo na conta.

20 — Pelé ganhou um terreno na região metropolitana de Salvador oferecido pelo então governador Luis Vianna Filho no Centro Industrial de Aratu.

21 — Depois do milésimo gol, Pelé pediu quatro dias de folga ao técnico do Santos, Antoninho Fernandes (1921-73). O pedido lhe foi negado.

22 — Após o jogo, a comemoração do milésimo gol foi no Canecão, com show de Wilson Simonal (1938-2000). O cantor era amigo pessoal de Pelé e costumava ver os jogos do banco de reservas. Ele também estava no Maracanã.

23 — A filha de Pelé, Kelly Cristina, ficou com a camisa 10 usada naquele jogo.

24 — No dia seguinte, Pelé guardou a bola do jogo, a camisa do Santos e a camisa comemorativa do Vasco no cofre de um banco.

25 — Pelé ganhou duas Mercedes do empresário alemão Roland Endler (1913-2003), que foi presidente do Bayern de Munique e salvou o clube bávaro da falência em 1958.

26 — No dia do milésimo gol, uma chuva torrencial caiu na cidade de São Paulo e arredores causando inundações, deixando milhares de desabrigados e alguns mortos. No dia seguinte, a festa prevista na Vila Belmiro foi cancelada por causa da chuva.

27 — Pelé foi levado num avião da FAB até Brasília para se encontrar com o presidente Emílio Garrastazu Médici dias depois do feito.

28 — Pelé foi recebido pelas principais autoridades do país, tendo um encontro com o presidente Médici, no Palácio da Alvorada. Lá, ele recebeu a comenda da Ordem de Rio Branco.

29 — Na conversa com Médici, Pelé prometeu o tricampeonato mundial em 1970, no México.

30 — Um projeto de lei para a criação do Ministério do Esporte surgiu após o milésimo gol. A ideia veio do ministro da Educação da época, Jarbas Passarinho, e do senador Gilberto Marinho. A pasta só criada, no entanto, em 1995, e seu primeiro titular foi Pelé.

31 — As atividades do Senado Federal foram paralisadas para receber o Pelé. Na Câmara, a sessão foi suspensa para que os deputados pedissem autógrafos.

32 — Pelé recebeu uma coroa de ouro 22 quilates avaliada em 50 mil cruzeiros novos do Clube de Diretores e lojistas de Belo Horizonte. A coroa pertenceu ao ministro abolicionista Antonio Ferreira Viana e foi feita pelo mesmo ourives francês que confeccionou o adorno imperial de Dom Pedro II.

33 — Em Brasília, Pelé desfilou em carro do Corpo de Bombeiros pela capital do país e atendeu várias crianças. Entre elas, os filhos do ministro Jarbas Passarinho. Carlos, de 13 anos, ganhou uma bola; Eleonora, de 15 anos, um cartão assinado pelo jogador.

34 — A contagem regressiva para o milésimo gol começou em outubro. No dia 15, Pelé marcou quatro gols na Portuguesa Santista e chegou a 990.

35 — A partir daí, o evento do gol 1000 passou a ser preparado pela CBD (atual CBF). A entidade oficializou a estatística do Santos, feita pelo jornalista Adriano Neiva da Mota e Silva, conhecido como De Vaney.

36 — No dia 12 de novembro daquele ano, Pelé marcou dois gols contra o Santa Cruz, em Recife, chegando a 998 gols.

37 — Não fosse a chuva que caiu em São Paulo no dia 19 de outubro, Pelé teria chegado a 999 gols contra o Santa Cruz. Naquele dia, Santos e Corinthians se enfrentaram no Pacaembu e Pelé marcou um gol. Mas o jogo foi anulado, e o gol não valeu. A partida foi repetida dia 4 de novembro, mas o camisa 10 desta vez passou em branco.

38 — Dois dias depois de enfrentar o Santa Cruz, o Santos jogou amistoso com o Botafogo da Paraíba. Pelé marcou então o 999º gol na vitória por 3 a 0 e depois foi para debaixo das redes. O goleiro Jair simulou uma contusão e o atacante foi para função de goleiro para adiar o milésimo.

39 — Três dias antes do jogo com o Vasco, o Santos enfrentou o Bahia, na Fonte Nova, e o zagueiro Nildo, conhecido como Birro Doido, impediu o milésimo gol ao tirar uma finalização do camisa 10 em cima da linha. Como o estádio tinha torcedores que foram apenas ver o gol 1000, o defensor foi vaiado pelas arquibancadas. O craque, no fim da partida, ainda colocou uma bola na trave.

40 — "O goleiro que não quis entrar para a História" - Foi Jurandir, o goleiro do Bahia, que assim que adentrou campo deixou claro para o camisa 10 do Santos quem mandava na Fonte Nova: "Em mim você não faz".

41 — Em 1995, o jornal "Folha de S.Paulo" recontou todos os gols de Pelé e encontrou um perdido: o atacante marcou na goleada de 4 a 1 da seleção das Forças Armadas do Brasil sobre a seleção das Forças Armadas do Uruguai, em novembro de 1959. Assim, o milésimo teria sido realmente contra o Botafogo -PB.

42 — Em 1999, quando o milésimo gol completou 30 anos, a Revista "Placar" fez uma nova recontagem dos gols de Pelé e descobriu que havia um gol na lista que não fora marcado pelo camisa 10. No amistoso entre o Santos e a seleção da Polônia, em maio de 1960, vencido pela equipe paulista por 5 a 2, o quinto gol foi erroneamente atribuído a Pelé. Mas quem fez foi Coutinho.

43 — O milésimo gol de Pelé correu o mundo via agências de notícias que tinham escritórios no Rio. Rapidamente, chegaram congratulações ao atacante pelo feito. Entre as personalidades que o parabenizaram estão os jogadores Bobby Moore, da Inglaterra, e o português Eusébio.

44 — No mesmo dia do milésimo gol de Pelé, o terceiro homem pisou na lua. Peter Conrad comandou a Apollo 12 na missão de resgate da sonda não tripulada Survivor 3, lançada em 1967.

45 — A ida do homem à lua e o milésimo gol de Pelé são considerados os dois grandes feitos do ano de 1969 no mundo.

46 — À época, Pelé já era considerado o melhor jogador de futebol do mundo. A comparação era feita com outros atletas icônicos, como o americano Jessie Owens, campeão olímpico em Berlim-36.

47 — "Neste momento em que toda a Terra está com a atenção voltada para mim, eu peço que todas as pessoas do mundo, principalmente do Brasil, tenham o maior carinho com os pobres, principalmente as crianças. Pensem no Natal dos pobres, pensem nas criancinhas." O trecho mais famoso do discurso de Pelé após o milésimo gol.

48 — Pelé marcou 1.279 gols em 1.367 jogos na carreira.

49 — O último gol oficial de Pelé foi marcado em 24 de agosto de 1977. Foi o terceiro da vitória por 4 a 1 do Cosmos sobre o Seattle Sounders, no Giants Stadium, lotado por 73 mil torcedores.

50 — Antes mesmo de marcar o gol 1000 da carreira, Pelé já havia alcançado o status de "Rei do Futebol".



Fonte: O Globo Online