Futmesa: Vasco fica em 2º lugar no Brasileiro Interclubes da modalidade Bola 12 Toques
Terça-feira, 19/11/2019 - 02:32
Foi realizado nos dias 15, 16 e 17/11/2019 o Campeonato Brasileiro Interclubes da modalidade Bola 12 Toques na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR). A competição foi jogada nas categorias Adulto e Máster.

Na categoria Adulto o Rio de Janeiro foi representado pelas equipes do Botafogo, Flamengo, Friburguense e Vasco da Gama. As equipes foram divididas em três grupos cada qual com seis (6), sendo que oito (8) equipes se classificariam para a fase de quartas de final, os dois melhores colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros lugares. Botafogo e Flamengo, infelizmente, não puderam avançar para a fase seguinte e disputaram a segunda divisão embora a equipe alvinegra tenha se classificado em terceiro lugar em seu grupo.

A fase de quartas de final teve dos seguintes resultados:

Vasco da Gama (RJ) 23 x 20 Dom Pedro II (PR)
Sete de Setembro (SP) 26 x 17 Clube Verde (PR)
Círculo Militar (SP) 30 x 12 Corinthinas (SP)
Palmeiras (SP) 31 x 13 Friburguense (RJ)

Dessa maneira o Vasco da Gama foi o único representante do nosso estado na fase semi final da primeira divisão. Todos os demais clubes eram do estado de São Paulo. Confira os resultados:

Vasco da Gama (RJ) 30 x 15 Sete de Setembro (SP)
Círculo Militar (SP) 40 x 07 Palmeiras (SP)

Por sua vez, na segunda divisão, o Botafogo vencia por 25 x 22 a semi final contra o Meninos (SP) e se classificava para a final contra o Cisplatina (SP).

Na grande final da primeira divisão o Vasco da Gama, que anteriormente havia vencido todos as suas partidas perdeu para o Círculo Militar (SP) por 25 x 22 em uma jogada de último "chute", executado pelo experiente atleta Quartim da equipe paulistana. O Vasco da Gama buscava o tricampeonato brasileiro adulto, sendo assim, foi sua terceira final consecutiva. Apesar do resultado o clube carioca lidera o ranking brasileiro com 750 pontos, seguido do Círculo Militar (SP) com 620 e pelo Corinthinas 535.

Na grande final da segunda divisão o Botafogo foi derrotado pela equipe paulistana do Cisplatina (SP) peo placar de 25 x 19.

Parabéns ao Vasco da Gama pela ótima campanha. A equipe cruzmaltina foi a que marcou mais gols (242 em 21 jogos) e também a com melhor saldo de gols (120). Com números similares o Círculo Militar somente perdeu uma partida em toda a competição, extamente para o Vasco da Gama, na primeira fase. A equipe cruzmaltina atuou com Ednilson, Igor, Felipe, Nando, Victor e Renato Kort (Bad).

Parabéns à equipe do Círculo Militar pela sua excelente campanha. Os paulistanos atuaram com Arthurzinho, Bruno Blois, Chico JR, Duda, Dudu, Farinha, Leo Rodrigues, Lygia, Nilo, Pedreira, Pudim, Quartim, Renan, Talita, Thiago, Tusurinha e Vinicius.

Foto: Blog Palhetas Populares

No Campeonato Brasileiro de Clubes da categoria Máster o Rio de Janeiro não enviou representantes. O campeão foi o Corinthinas (SP) que derrotou na final o Dom Pedro II (PR) pelo placar de 26 x 20.

Por não termos enviado representantes para a competição Máster, Vasco da Gama (RJ) e America (RJ) cairam, respectivamente, para a terceira e quarta colocações no ranking brasileiro da categoria, que é liderado pelo Corinthinas (SP) com 750 pontos, seguido pelo Maria Zelia (SP) com 470 pontos.



Fonte: Fefumerj


Circulo Militar, campeão brasileiro de 2019

Depois de batalhar por muitos anos, finalmente a equipe do Círculo Militar de São Paulo sagrou-se Campeã do 13º Brasileiro de Futebol de Mesa 12 Toques, realizado em São José dos Pinhais (PR), de 15 a 17 de novembro. Em uma campanha irretocável, sobretudo nas finais, o time com uma das maiores delegações do torneio venceu o multicampeão Vasco da Gama em uma final épica, decidida no chute final.

A equipe do bairro do Ibirapuera foi crescendo ao longo do torneio e atingiu seu ápice exatamente nas finais. Depois de terminar a primeira fase em segundo lugar do seu grupo, atrás justamente do Vasco, venceu o Corinthians (campeão brasileiro em 2010 e 2014) nas quartas de finais por 30 a 12; o Palmeiras (campeão em 2007, 2008, 2009, 2012 e 2013) nas semifinais, por convincentes 40 a 7 para, finalmente, levantar a taça ao vencer o Vasco (atual bicampeão), por 23 a 20 no último chute.

Detalhes da grande Final – Os times de Vasco e Círculo Militar começaram e terminaram o jogo com as seguintes escalações:

- Vasco: Ednilson (9/12), Victor (6/12), Felipinho (4/12) e Nando (3/12)

- Círculo Militar: Quartim (9/12), Thiago (6/12), Pedreira (6/12) e Vinícius (4/12)

O Vasco, por ter a melhor campanha, jogava pelo empate. E começou melhor o jogo, aplicando um 9 a 3. Na segunda rodada manteve o domínio, fazendo 7 a 4 e abrindo uma vantagem de nove pontos (16 a 7). Porém, na terceira rodada, o time de São Paulo se superou e venceu todos os seus quatro jogos (com direito a gol de Vinicius no último chute), revertendo a vantagem e ficando na frente (19 a 16). Mas faltava a última rodada...

O intervalo da quarta rodada apontava 7 a 4 para o Vasco, o que garantiria o título. Depois dos últimos 10 minutos de jogo, muita emoção, muito sangue frio e viradas. E uma delas veio no jogo entre Oswaldo Quartim e o atual campeão mundial individual Nando. Faltando cerca de 3 minutos, Quartim perdia por 3 a 2. Conseguiu o empate. Depois do erro do adversário, foi ao ataque, pediu para o gol e o sinal tocou. Após a apuração dos resultados, o título estava nas mãos dos cariocas. A não ser que ele fizesse o gol...

Em um chute da intermediária, o craque circulista se posicionou e mandou um chutaço para fazer a torcida presente explodir de alegria.

Foi a realização de um sonho de um time que joga junto há muitos anos (muitos desde os tempos de escola) e é o maior campeão Paulista da modalidade. Faltava o título nacional.

"Nos preparamos demais. Não chutei esta bola sozinho. Chutei junto com todos os meus amigos. O gol foi de todo mundo. Foi da nossa família que ficou em casa torcendo por nós, de quem nos ajudou a começar o esporte, de quem estava junto do time dando força, incentivo. Foi a minha maior conquista. Troco todos meus troféus e medalhas individuais por esta taça", disse um emocionado Quartim ao final da partida.

A equipe campeã levou a seguinte delegação ao 13º Campeonato Brasileiro:

Arthurzinho, Bruno Blois, Chico JR, Duda, Dudu, Farinha, Leo Rodrigues, Lygia, Nilo, Pedreira, Pudim, Quartim, Renan, Talita, Thiago, Tusurinha e Vinicius

Números – Torneios como o Brasileiro disputado em São José dos Pinhais reuniram os principais jogadores do País em três dias de alto nível técnico, muita confraternização e integração entre os jogadores. Foram mais de 20 clubes representando mais de 10 estados, num total aproximado de 200 jogadores.

A QComm Comunicação, desde janeiro de 2019, é a patrocinadora principal da equipe de Futebol de Mesa do clube Círculo Militar de São Paulo em parceria com a Sec4You.

Fonte: Blog Palhetas Populares