Remo: Vasco termina o Brasileiro Interclubes de Jovens Talentos na 2ª colocação
Segunda-feira, 18/11/2019 - 16:18
O Clube de Regatas do Flamengo (RJ) foi o grande campeão do Brasileiro Interclubes de Jovens Talentos do Remo 2019. O clube carioca venceu a 2ª Etapa do evento e também foi o campeão geral do ano, foram 5 vitórias nesta etapa e 6 vitórias na soma do campeonato. As disputas foram realizadas na Ilha do Pavão, em Porto Alegre, entre os dias 14 e 17/11.

O vice-campeão da segunda etapa foi o Clube de Regatas Vasco da Gama (RJ) com 4 vitórias, seguido pelo Clube Guaíba-Porto Alegre (RS) com três vitórias. O vice-campeão de 2019 foi o Vasco da Gama (RJ). A decisão anual se deu por desempate: o Flamengo somou 6 vitórias e 5 segundos lugares, enquanto o Vasco da Gama somou seis vitórias e três segundos lugares.

Esta foi a segunda edição do CBI de Jovens Talentos do Remo, realizado neste ano em duas etapas. A primeira edição aconteceu em 2017 com a participação de 188 atletas. Na primeira etapa deste ano foram 141 inscritos, número que subiu para 237 nesta segunda regata. A competição é aberta para todos os clubes do Brasil com provas para remadores de três faixas etárias: Juvenil (13 e 14 anos), Júnior B (15 e 16 anos) e Júnior A (17 e 18 anos).

O objetivo deste campeonato é desenvolver a base de atletas do remo em nível nacional. Através de um programa que visa maior participação tanto em barcos individuais quanto coletivos, a regata incentiva o aperfeiçoamento técnico de jovens remadores, além de contribuir para o espírito de equipe e integração entre os clubes participantes.

As atividades iniciaram na quarta-feira com a realização do Congresso Técnico. As equipes chegaram na Ilha do Pavão ainda na segunda para três dias de treinamento, mas o clima ficou bastante instável nos primeiros dias. As Eliminatórias de quinta-feira foram disputadas com chuva, apenas na sexta o sol voltou a aparecer e melhorou as condições da raia.

Estavam inscritos na 2ª Etapa do evento 19 clubes brasileiros e um clube do Uruguai, que participou como convidado. O Club Mercedes trouxe 40 atletas de sua equipe para Porto Alegre, tornando as provas mais competitivas e possibilitando o intercâmbio entre atletas e comissão. Estavam representados os estados do Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo

A categoria com maior número de inscritos foi a Júnior B com 92 atletas. Em seguida, Júnior A com 76 inscritos e Juvenil com 69 inscritos. A quantidade de atletas foi maior nas provas masculinas, com 153 remadores e 84 remadoras. Na primeira etapa de 2019 foram 50 mulheres, o que significa um aumento de 68% na participação feminina nesta etapa.

O CBI de Jovens Talentos do Remo 2019 foi organizado pela CBR em parceria com o Grêmio Náutico União, com a Federação de Remo do Rio Grande do Sul (Remosul) e com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). As despesas com colaboradores, material de premiação, cobertura fotográfica, arbitragem e transporte de barcos foram custeadas com verba da Lei Piva de Apoio ao Esporte, através do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A prestação de contas dos eventos nacionais da CBR está disponível no link Transparência.

Resultados das Finais

Finais 16/11
Finais 17/11

Galeria



Fonte: CBR (texto, resultados), Instagram Remo Vasco da Gama (fotos)