Maracanã abre mostra sobre o milésimo gol de Pelé, que completa 50 anos na 3ª-feira
Sexta-feira, 15/11/2019 - 12:37
Na próxima terça-feira, um evento marcante da história do futebol brasileiro completa seu cinquentenário. Em 19 de novembro de 1969, Pelé registrou um dos grandes feitos de sua gloriosa trajetória nos campos: o milésimo gol da carreira, marcado em cobrança de pênalti na vitória do Santos sobre o Vasco por 2 a 1.

O local para o gol histórico não poderia ser mais adequado: o Maracanã, o principal estádio brasileiro. Onde o Rei do Futebol fez a sua estreia pela Seleção (marcando um gol diante da Argentina em 1957) e na qual fez um dos tentos mais belos da carreira, diante do Fluminense, em 5 de março de 1961. Jogada que deu origem ao termo "gol de placa".

Para marcar os 50 anos do milésimo gol, o Maracanã vai organizar a partir da próxima terça-feira uma programação especial para os visitantes que realizarem o tour do estádio. Estarão em exposição peças históricas relacionadas ao gol mil, como a rede da meta à esquerda das cabines de imprensa, onde Pelé superou o goleiro Andrada, uma das bolas usadas na partida e um ingresso original do duelo pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa (o Campeonato Brasileiro da época).

Os visitantes também poderão ver de perto camisas das equipes que o Rei defendeu em sua carreira. Não apenas do Santos, Cosmos e seleção brasileira. Mas também de Vasco, Fluminense e Flamengo, que Pelé defendeu em partidas não oficiais em 1957, 78 e 79, respectivamente.

Também estarão na mostra 100 gravuras produzidas pelo chargista J.C. Lobo, que contam vários momentos da carreira de Pelé e que foram publicadas nos jornais "A Tribuna" e "Cidade de Santos".

Na parte final do tour, diante do gramado, os visitantes poderão assistir nos telões do estádio a um vídeo sobre o gol mil. E as luzes do Maracanã estarão em verde e amarelo, em homenagem ao maior artilheiro da história da Seleção.

Leia também:

O evento comemorativo aos 50 anos do gol mil será realizado de 19 de novembro a 1º de dezembro. O tour do Maracanã ocorre diariamente de 9h às 17h (com exceção dos dias de jogos, quando termina três horas antes do início da partida). Mais informações no site www.tourmaracana.com.br





Fonte: GloboEsporte.com (texto, fotos), Divulgação (fotos)