Confira o esquema especial de trânsito e as vias bloqueadas no entorno do Maracanã nesta 4ª
Quarta-feira, 13/11/2019 - 18:32
Nesta quarta-feira, dia 13 de novembro de 2019, ocorrerá o jogo do Brasileirão entre Clube de Regatas do Flamengo e Vasco da Gama no estádio do Maracanã às 21h30. Haverá bloqueios nas seguintes vias:

A partir das 19h

• Rua Eurico Rabelo, entre a Av. Prof. Manoel de Abreu e a Av. Maracanã;
• Rua Visconde de Itamarati, entre a Rua Eurico Rabelo e a Rua São Francisco Xavier;
• Rua Isidro de Figueiredo;
• Rua Conselheiro Olegário;
• Rua Artur Menezes;
• Av. Maracanã, ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Mata Machado;
• Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã.

A partir das 23h15

• Av. Professor Manoel de Abreu, a partir da Rua Dona Zulmira até a Radial Oeste.



ROTAS ALTERNATIVAS

Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:
Provenientes do Centro e Zona Sul

• Para Tijuca, utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;
• Para Vila Isabel e Grajaú utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão;
• Para região do Grande Méier, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

• Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo.

Provenientes do Grande Méier

• Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Prefeitura recomenda o uso de transporte público. Metrô e Supervia com esquema especial

MORADORES DO ENTORNO



O acesso de veículos dos moradores do entorno imediato do Maracanã - ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário, será feito acessando a Av. Paula Sousa e R. Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada é solicitado aos moradores que, sendo possível, ajustem os horários de seus deslocamentos, evitando circular de carro nos horários das interdições.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

• Utilizar transporte público (Metrô e Trem) para chegada e saída do evento;
• Táxis, vans e veículos não credenciados não passarão pelos bloqueios;
• Moradores deverão portar comprovante de residência.



MetrôRio

A concessionária recomenda que os rubro-negros utilizem a estação Maracanã para chegar e sair do estádio. Já os cruz-maltinos devem embarcar e desembarcar na estação São Cristóvão.

Haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheterias das estações. Além disso, trens extras vão circular pelas linhas 1, 2 e 4.

Após o fim do jogo, as estações Maracanã e São Cristóvão ficarão abertas por uma hora, e haverá partidas extras para o terminal Jardim Oceânico, sem necessidade de transferência em Botafogo. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.

SuperVia

Após o jogo, serão oferecidas viagens extras da estação Maracanã com destino às estações Japeri, Santa Cruz e Saracuruna.

OUTROS DETALHES SOBRE A OPERAÇÃO ESPECIAL

A operação de trânsito contará com a participação de 104 homens, entre controladores da CET-Rio, Guardas Municipais e equipes de apoio, com 10 veículos operacionais e 14 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante todo o período do evento.

Serão ainda utilizados 8 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e as rotas alternativas. Planos semafóricos especiais serão implantados para garantir a fluidez e o Centro de Operações Rio - COR fará o monitoramento de toda a área do evento com câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento, se necessário.

Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, o que, aliado às diversas interdições previstas, não recomenda a utilização de automóvel particular. A SEOP - Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 4 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum veículo na região.

Acompanhe informações em tempo real no www.twitter.com/operacoesrio

Fonte: Facebook do Centro de Operações Rio