Triatlo: Programa 'Como Será', da TV Globo, conta a história de Salomão Bittencourt, o 'Iron Man da Colina'
Domingo, 10/11/2019 - 02:27
A história dele é de superação e tem muita sintonia com o atual momento do Vasco.

Conheça a história do vascaíno SALOMÃO - O IRONMAN DA COLINA, exibida hoje no PROGRAMA "COMO SERÁ?", da REDE GLOBO:



Em decorrência do uso de drogas, Salomão contraiu HIV e somente através do esporte recuperou a alegria de viver e a força pra superar as dificuldades da doença.

Na sua infância, Salomão havia tido contato com o esporte na infância, no Club de Regatas Vasco da Gama, quando tentou vaga na equipe de Saltos Ornamentais e acabou não sendo selecionado.

Quando decidiu retomar a prática esportiva, buscou novamente os esportes aquáticos do Vasco e conheceu então o técnico Willian Batista.

Ele iniciou sua hoje bem sucedida trajetória com a Travessia dos Fortes (Copacabana ao Leme) no ano de 2011 e desde então não parou de competir, completando dezenas de provas de corrida e natação em piscinas e mar, além das maratonas aquáticas.

Entretanto, em 2012 nosso Parque Aquático fechou. Ele, assim como todos os nossos alunos e atletas que quiseram continuar praticando esportes aquáticos, precisaram procurar outros Clubes. Salomão optou pelo Tijuca Tênis Club.

Além de superar o seu problema com as drogas, Salomão Bittencourt fundou o Instituto Renascer das Águas (http://renascerdasaguas.com.br/), para ajudar jovens e evitar que seguissem o caminho das drogas que ele trilhou. Com seu exemplo de superação, Salomão fomenta ações de inclusão social, que vão além da questão das drogas. Seu instituto reúne voluntários que participam de corridas como guias de deficientes visuais.

Durante a gestão de Tiago Lezan Sant´Anna, o IRONMAN DA VIDA retornou ao Vasco e voltou a treinar com o Willian, que havia sido recontratado logo após Tiago ter assumido a Vice-Presidência do Departamento Aquático.

Salomão se prepara para nadar 16 horas ininterruptas no Parque Aquático de São Januário.

O evento seria realizado nos dias 6 e 7 de setembro deste ano, mas com a renúncia de Tiago, em maio, e a falta de patrocinadores, o desafio teve de ser adiado para 2020, ainda sem data marcada.

Fonte: Blog Natação Vasco (texto), Globo.com (vídeo)