Confraria, Cruzada, Desenvolve Vasco, PetroVasco, Luis Fernandes e VascoMed se pronunciam após reunião do CD
Domingo, 27/10/2019 - 07:37
Confraria Vascaína

A Confraria Vascaína fez parte do bloco da Sempre Vasco (SV) desde o nosso surgimento como grupo político, o que ocorreu pouco depois do golpe de janeiro de 2018.

Desde então, participa ativamente dos debates da SV, sempre se posicionando de acordo com seus princípios de oposição responsável à Diretoria Administrativa. Foi assim no apoio maciço à campanha do nosso CT, nas votações no Conselho e na campanha para trazer novos sócios para o Vasco. E foi assim também na última reunião do CD, votando a favor da comissão que analisará a entrada destes candidatos.

Reiteramos o compromisso de ir até o fim, ajudando estes novos sócios a efetivamente participarem da vida social do Vasco, mesmo que com uma atuação menor do que a que gostaríamos.

O grupo opta, neste momento, por se desligar da base da Sempre Vasco, agradecendo a cordialidade com a qual foi promovido o debate ao longo dos últimos meses.

Posicionamentos divergentes não nos impediram de votar juntos com o grupo liderado pelo legítimo vencedor das eleições de 2017, Julio Brant.

Mais importante do que grupos, são as pessoas. O Vasco precisa de pessoas que estejam dispostas a ajudar o clube, com capacidade técnica, e sobretudo, com ponderação.

A Confraria passa a ter um posicionamento independente, uma vez que há divergências incontornáveis na condução do grupo de oposição.

Nos manteremos sólidos em nossa posição de opositores à atual gestão do Club de Regatas Vasco da Gama, mantendo profundo respeito ao bloco que integramos até a data de hoje.

Cordialmente,
Confraria

Fonte: Facebook Confraria Vascaína


Cruzada Vascaína

Nota Oficial – Nunca foi pelos sócios

Durante todo esse processo polêmico de novas associações, fomos cobrados incessantemente por diversos sócios e grupos políticos por um posicionamento coerente com os seus discursos históricos de democracia e abertura do quadro social.

Antes de qualquer posicionamento público, era primordial entender os critérios que justificavam as posições do Presidente Alexandre Campello, conhecer os números, quantos sócios, quantos proponentes, etc.

Pela situação delicada, nos posicionamos internamente como um time. Seria muito mais fácil a postura populista de discordar publicamente do presidente e "tirar o seu da reta"!

Consideramos que a convocação do Conselho Deliberativo, a reunião proposta pelo Presidente Alexandre Campello foi uma vitória de todos os grupos que consideravam injusta a indefinição dos novos sócios. No Conselho Deliberativo estava se criando a oportunidade do debate e a correção de injustiças inclusive com as pessoas que tiveram a sua proposição recusada.

O Documento proposto pelos 66 conselheiros chega a citar que: "... os indeferimentos indiscriminados fazem tabula rasa da nossa tradição de lutas contra as injustiças. É a antítese da nossa resposta histórica!".

E curiosamente não foi dada resposta alguma aos sócios. Contrariando aqueles que acham que essa administração tem algo a esconder, foi proposta uma comissão efetivamente paritária entre os grupos que envolvia a Sempre Vasco, Identidade Vasco, Avante Gigante (Todos opositores) Desenvolve Vasco e um Benemérito. 3 opositores x 1 situacionista x 1 Benemérito. A comissão efetivamente formada não deu a paridade necessária inclusive para grupos signatários do requerimento. Mais uma vez se colocaram numa posição onde não podem ser efetivos.

Os grupos signatários desta nota foram para a reunião convictos de que todos os sócios deveriam ser aprovados e não víamos problemas na auditoria independente da lista de sócios por uma empresa especializada.

Ao procrastinar por 30 dias uma decisão que poderiam ter tomado no próprio Conselho Deliberativo fica evidente o irrefutável o objetivo da reunião não foi corrigir eventuais injustiças. O objetivo foi criar o subterfúgio político para mais uma tentativa de afastamento do Presidente Alexandre Campello.

Na próxima quinta-feira teremos mais uma reunião do Conselho Deliberativo para apreciação das contas de 2018. Apesar do parecer favorável da auditoria externa, politicamente pode se tergiversar a vontade para se reprovar uma conta e criar o ambiente propício para mais uma tentativa de afastamento.

Os grupos que fazem parte desta gestão, entraram com o firme propósito de praticar a cultura da responsabilidade. É preciso assumir os problemas do clube sem justificativas de heranças históricas e outras terceirizações de culpa. Assumimos os erros e acertos dessa gestão, mas a ruptura da administração em andamento será catastrófica para o Clube. Desde os projetos em andamento como CT e o novo São Januário, a probabilidade de novas penhoras e o encerramento de todas as negociações em andamento, incluindo os profissionais do futebol, credores, patrocinadores e consultores comprometidos na reestruturação financeira.

De forma alguma teremos responsabilidade com o caos político e administrativo causado por uma eventual ruptura. Não adianta não assumir a responsabilidade e culpar essa gestão pelo fracasso futuro do Vasco. Essa culpa será de quem interromper este processo.

Subescrevem em ordem alfabética

Cruzada Vascaína
Desenvolve Vasco
PetroVasco

Fonte: Facebook Cruzada Vascaína


Luis Manuel Rebelo Fernandes @FernandesLuis58

Um breve comentário sobre a decisão do Conselho Deliberativo do Vasco na noite de ontem. O Conselho não poderia aprovar a admissão dos novos sócios pois, segundo o Estatuto do clube, trata-se de prerrogativa exclusiva do Presidente da Diretoria Administrativa.

O Conselho não poderia aprovar tal admissão nem como "recomendação" à Diretoria Administrativa, pois o Estatuto do clube estipula que a decisão do Presidente se fundamente em parecer individual de uma Comissão de Sindicância nomeada especificamente para esse fim.

No depoimento que prestou ao Conselho, o Presidente da Diretoria Administrativa confessou que descumpriu o Estatuto e não nomeou qualquer Comissão de Sindicância e que não se baseou em qualquer parecer desta para aprovar ou recusar novos sócios.

Chegou até mesmo a propor a formação da Comissão de Sindicância na própria reunião do Conselho, depois de já ter determinado administrativamente a aceitação e recusa de centenas de sócios (sem qualquer parecer).

Nessas condições, recomendar a aceitação automática de todos os torcedores que solicitaram associação ao clube significaria recomendar à Diretoria Administrativa violar o Estatuto do clube. Um contra-senso e completa irresponsabilidade.

O Conselho Deliberativo se posicionou de forma massiva, firme e coerente. Em primeiro lugar, exigindo da Diretoria Administrativa o respeito às determinações do Estatuto no julgamento dos pedidos de associação.

Em seguida, constituindo uma Comissão para examinar a conduta da Diretoria Administrativa no processo de admissão dos novos sócios, para em seguida se pronunciar a respeito. Tudo nos marcos das determinações e competências estatutária.

Estou convicto que há elementos para reverter as posições discriminatórias e anti-estatutárias adotadas pelo Presidente da Diretoria Administrativa no exame dos pedidos de associação.

A pergunta que não quer calar é a seguinte: por que quem se apressa hoje a criticar na mídia social a formação da Comissão votou a favor na reunião do Conselho Deliberativo?

Fonte: Twitter de Luis Fernandes


VascoMed

A VascoMed continua como oposição à atual gestão, seguindo no bloco de apoio à Sempre VASCO. Respeitamos a Confraria Vascaína entendendo que divergências de opinião fazem parte de todo processo democrático e de crescimento como grupo. Continuamos firmes na obrigação de devolver o Vasco da Gama à sua torcida.

Um Vasco aberto e Gigante é nosso compromisso pra 2020.

Diretas Já!

Fonte: Facebook VascoMed