Ceará tem retrospecto equilibrado contra Vanderlei Luxemburgo
Quinta-feira, 24/10/2019 - 15:36
Quando entrar em campo no Castelão no sábado, 26, às 17 horas, o Ceará vai enfrentar um Vasco repaginado por um dos técnicos mais vitoriosos do futebol brasileiro. Vanderlei Luxemburgo assumiu o cruzmaltino no início do Brasileirão e encontrou a equipe na lanterna do campeonato, com apenas um ponto. Passados 23 jogos, hoje a equipe está na 11ª posição, com 37 pontos. Diante do treinador cruzmaltino, o Vovô tem um retrospecto bastante equilibrado, mas com poucos confrontos na história.

O confronto entre o Alvinegro de Porangabuçu e Luxemburgo deve ser dividido em duas esferas. Na Copa do Brasil, a vantagem é do Vovô, que já eliminou o técnico em duas oportunidades diferentes. Em 1994, na campanha em que seria vice da competição, o Ceará eliminou o Palmeiras do "pofexô" nas oitavas de final com dois empates: 0 a 0 no Castelão e 1 a 1 no Parque Antárctica, aproveitando a vantagem do gol marcado fora de casa. Naquele ano, o Verdão conquistou o título brasileiro com Luxa.

Em 2011, talvez o duelo mais memorável: nas quartas de final, o Vovô venceu o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves no Engenhão por 2 a 1. Na volta, Luxemburgo até viu seu time abrir uma vantagem de dois gols de diferença no Presidente Vargas, mas sofreu o empate ainda no primeiro tempo, sendo eliminado mais uma vez.

Mas se o recorte é o Brasileirão de pontos corridos, a vantagem muda de lado. Naquele mesmo ano de 2011, Luxemburgo ainda comandava o Fla no empate por 1 a 1 no Moacyrzão, em Macaé, e na vitória por 1 a 0 na capital cearense, com gol de Deivid. Neste ano, já no Vasco, o técnico esteve à beira do campo no triunfo pelo placar mínimo em São Januário.

No segundo turno desta edição de Série A, Vanderlei Luxemburgo alavancou o cruzmaltino na tabela: a equipe tem a quarta melhor campanha da segunda metade do campeonato, com 14 pontos somados e quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Dessas vitórias, duas foram como visitante, contra Atlético-MG (2 a 1) e Internacional (1 a 0). O desempenho é oposto ao do Ceará, que tem a quarta pior campanha do returno, mas busca uma sequência de vitórias com Adílson Batista após a virada por 2 a 1 diante do Bahia, em Salvador, na segunda-feira, 21.



Fonte: O Povo Online