Há 15 anos, Vasco foi 'carrasco' e tirou o título brasileiro do Athletico-PR; relembre
Domingo, 22/09/2019 - 13:58
O Vasco recebe o Athletico, hoje (22), em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, para tentar ganhar os três pontos e "carimbar a faixa" do adversário, que conquistou a Copa do Brasil na última quarta-feira, o segundo título nacional do clube rubro-negro. O duelo acontece 15 anos depois de o time cruz-maltino, em confronto também na Colina, ter sido "carrasco" do Furacão, tendo papel crucial para que o time do Paraná não conseguisse o bi nacional.

O time de Vanderlei Luxemburgo, que vem de vitória fora sobre a Chapecoense, quer manter o bom desempenho que vem tendo em casa e também mudar a impressão que deixou após a derrota para o Bahia, em São Januário, na penúltima rodada. Um triunfo pode fazer com que o time se afaste ainda mais da zona de rebaixamento.

Já o Athletico, que perdeu para o Avaí na última rodada, busca os três pontos para se aproximar do G6. Vale lembrar, porém, que com a conquista da Copa do Brasil, o Furacão já tem vaga na Libertadores do ano que vem.

O jogo após o título nacional ser em São Januário acaba tendo um grande significado. Em 2004, o Ahtletico (à época, Atlético-PR), comandado por Levir Culpi, tinha no elenco nomes como Fernandinho, Jádson, Dênis Marques, Dagoberto e Washington.

A equipe assumiu a liderança do Brasileiro - que na ocasião ainda tinha 24 clubes - na rodada 33 e caminhava para a conquista do segundo título da competição. O Furacão havia sido campeão em 2001.

O Vasco, por sua vez, tinha Joel Santana como treinador, mas passava longe do elenco estrelado de anos anteriores e atravessava uma crise, brigando contra o rebaixamento.

Na penúltima rodada, o Furacão tinha dois pontos de vantagem em relação ao segundo colocado Santos e foi a São Januário enfrentar a equipe cruz-maltina, que buscava a vitória para afastar de vez as chances de ir para a Série B do Brasileiro.

O Athletico se mostrou melhor no primeiro tempo da partida e teve chance de abrir o placar, mas o alívio vascaíno veio aos 21 minutos do segundo tempo, quando Henrique, de cabeça, completou cruzamento de Petkovic e balançou a rede, assegurando a vitória por 1 a 0.

A derrota na Colina e o triunfo do Santos sobre o São Caetano tiraram o Furacão da liderança restando apenas uma rodada para o fim do campeonato. No último jogo, o mesmo Vasco perdeu para o Peixe por 2 a 1, em São Paulo, e o time da Vila Belmiro se sagrou campeão.

O Athletico, apesar da boa campanha, viu o bi nacional escapar. O resultado final da competição fez acirrar ainda mais a rixa entre Eurico Miranda, à época presidente do Vasco, e Mário Celso Petraglia, então presidente do Conselho Deliberativo do Furacão.

Agora, 15 anos depois, já com o segundo título do Brasil garantido, o Athletico encara os "traumas" Vasco e São Januário, local onde nunca venceu - quando conquistou três pontos no Rio, no Brasileiro de 2017, o jogo foi em Volta Redonda. O triunfo foi por 1 a 0 com gol de Ribamar, hoje no Vasco.

De lá para cá...

Nos últimos 15 anos, Vasco e Athletico trilharam caminhos quase que opostos. O clube carioca, paralelamente a todos os problemas políticos, atravessa crise financeira e viu o time ter três rebaixamentos no Brasileiro (2008, 2013 e 2015). Já o Furacão passa por um dos melhores momentos da história. No ano passado, foi campeão da Copa Sul-Americana e fez boa campanha no Brasileiro. Já nesta temporada, foi campeão do Estadual e levantou a Copa do Brasil.



Fonte: UOL