CBF vai disponibilizar os áudios entre árbitros e VAR para os clubes que solicitarem
Sexta-feira, 13/09/2019 - 15:54
A comissão de arbitragem da CBF vai mostrar os áudios dos árbitros na comunicação no VAR para qualquer clube que requisitar. A informação é do presidente da comissão de arbitragem, Leonardo Gaciba. Segundo ele, algumas agremiações já consultaram os áudios.

Nesta semana, o Grêmio informou que a CBF teria lhe concedido acesso aos áudios do VAR da semifinal da Copa do Brasil, diante do Athletico. O clube gaúcho quer verificar o que foi dito em lance em que a bola bate na mão do atleticano Wellington na área. Não foi marcado pênalti.

"Qualquer clube que pedir vai ter acesso. Nenhum problema. Alguns clubes já estão vindo", afirmou o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba.

Para acessar o áudio do VAR, o clube tem que ir à sede da CBF no Rio onde poderá ouvi-lo no sistema. Não há possibilidade de receber o áudio por e.mail.

O acesso aos áudios do VAR é tratado diferente em cada lugar do mundo. A Fifa, por exemplo, negou acesso à CBF aos áudios e imagens do VAR em jogo da Copa do Mundo entre Brasil e Suíça, no qual a confederação reclamava falta em lance de gol suíço. Já a Liga da Espanha decidiu disponibilizar para o público em geral.

O público brasileiro passará a ter acesso às imagens do VAR a partir do segundo turno do Brasileiro. Ou seja, as imagens mostradas para os árbitros serão exibidas nas transmissões de televisões.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL