Sérgio Almeida fala sobre o livro 'Hoje é Dia de Vasco', que será lançado na 2ª-feira
Sexta-feira, 13/09/2019 - 08:15
Com 121 anos, a história do Vasco é recheada de glórias. Seria possível, no entanto, contar uma passagem marcante na existência do clube em cada um dos dias do ano? O escritor e publicitário Sergio Almeida, autor de outro livro sobre o Cruz-Maltino — "365 motivos para ser vascaíno" — topou o desafio. Em sua mais nova obra, "Hoje é dia de Vasco", ele preparou um livro-calendário sobre o clube. O livro, fruto de um projeto de financiamento coletivo, tem lançamento marcado para a próxima segunda, no restaurante Padano Gastro Bistrô, na Barra da Tijuca,a partir das 19h30. As vendas ocorrerão no evento e no site da editora Gorduchinha.

— Do primeiro livro para cá, vim atualizando e aprofundando a pesquisa.

Em uma das passagens da obra, do dia 3 de setembro, Almeida relembra a história do goleiro Rodrigues, aniversariante da data. O jogador atuou pelo Vasco em 1945 e era titular da equipe campeã carioca da época, o chamado "Expresso da Vitória", mas um golpe de sorte, literalmente, mudaria seu destino.

— Nas férias, ele foi para Caxambu (município de Minas Gerais), comprou um bilhete da loteria federal. Foi premiado e largou o futebol — revela Almeida. O reserva de Rodrigues, conta ele, era ninguém menos que Barbosa, goleiro que marcou época pelo Gigante .

— Essa, para mim, foi a história mais incrível. Quando esse cara aposta na loteria e ganha, na verdade quem ganha é o Vasco, por ter aberto caminho para o maior goleiro de todos — conta o autor.

Efemérides do livro-calendário

3 de maio

Dia que o respeito voltou. Ponto: data comemorativa ao título Carioca de 2015, após vencer o Botafogo por 2 a 1, que marcou a frase de Eurico Miranda após reassumir a presidência do clube.

20 de maio

Dia do gol 1.000: data comemorativa ao milésimo gol marcado por Romário, em 2007, na vitória contra o Sport, em São Januário.

26 de agosto

Dia da Libertadores: data comemorativa ao segundo jogo da final contra o Barcelona que determinou o título da Libertadores de 1998, o único conquistado na história do Vasco.

20 de dezembro

Dia da virada do milênio: data comemorativa ao título da Copa Mercosul de 2000, onde foi para o intervalo sendo derrotado por 3 a 0 para o Palmeiras e venceu de virada por 4 a 3.



Fonte: Extra Online