Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Luxemburgo após Vasco 2 x 0 São Paulo
Domingo, 25/08/2019 - 18:54
A vitória do Vasco por 2 a 0 sobre o São Paulo fez Vanderlei Luxemburgo chegar à entrevista coletiva cheio de sorrisos. E não era para menos. O time jogou bem e mereceu o resultado. O treinador falou em "vitória de Vasco da Gama com propriedade".

- Nós tivemos a inteligência de jogar com a posse de bola sem ficar exposto ao contragolpe. Eles só poderiam matar a gente na bola parada ou no contragolpe. Tivemos paciência, às vezes exageramos um pouquinho em querer sair muito rápido. Foi uma vitória de Vasco da Gama com propriedade contra um grande adversário.

Luxemburgo lembrou o grande momento pelo qual o São Paulo passa. Foi a primeira derrota do adversário após a parada da Copa América. Luxa destacou que a expulsão de Raniel, no fim do primeiro tempo, certamente atrapalhou o planejamento de Cuca.

- O Cuca vem fazendo um trabalho brilhante no São Paulo. O São Paulo talvez seja a melhor equipe após a parada da Copa América. Ele é um grande treinador. Com certeza ele vai ter noção que o jogador expulso iria trazer prejuízo para ele, e nós soubemos tirar proveito disso.

Como define Talles Magno no momento?

- Tem de deixar ele jogar. Não adianta definir se é craque ou não. Vão ter jogos em que vai dar o drible e vai perder, aí vou dar uns tapas na orelha dele. Mas é um jogador que está buscando seu espaço. Temos no Brasil essa pressa de fazer do moleque de 17 anos já a salvação da pátria. Ele tem muita coisa a fazer, a aprender ainda, mas está começando bem.

Luxa parabeniza torcida pela postura no jogo

- Dar os parabéns ao torcedor. Viemos de uma derrota para o Flamengo, mas o torcedor olhou, identificou, jogamos bem, poderia ter saído com vantagem no primeiro tempo. Acharam gol no segundo tempo e mérito do Flamengo.

- Perdemos dois pênaltis. Não passaríamos impunes. A torcida identificou e está identificando esse grupo, porque está dando uma demonstração, sem comparações, de que as coisas estão acontecendo. Não estão parando de trabalhar.

- Acima de tudo, entender o Vasco. Hoje, tivemos uma noção exata do que é o Vasco. Uma torcida apaixonada que vai junto com a equipe. Os jogadores mostraram dentro de campo que estavam querendo. Discutiram, brigaram.

Mudança de esquema e saída de Henrique. Se preocupou pelo amarelo dele?

- Essa coisa é do Brasil. Com os técnicos brasileiros. Assisti ao jogo do São Paulo contra o Athletico-PR. O Cuca terminou o jogo com quatro laterais e volantes porque estava jogando com dificuldade. Isso é o técnico. Em momento algum minha equipe jogou com quatro volantes.

Onde que eu joguei com quatro volantes? O Raul preencheu o lado direito junto com Andrey e Pikachu. Mantive um volante com dois jogadores que pisam na área. Caso do Andrey e do Marcos Júnior.

O quanto São Januário fez falta nos últimos dois jogos como mandante?

O Flamengo já estava vendido desde o início da temporada, e o CSA foi uma obrigação pelos refletores. Não tinha como ser diferente. São Januário faz diferença, como fazem as arenas do Corinthians, Palmeiras, Inter e do Grêmio, por exemplo.

O departamento de marketing só vende se o time ganhar. Então, se eu tenho 19 jogos em casa, porque vou tirar seis para jogar fora? Aqui, você ganha vitórias e dinheiro. E tem patrocinador. Tem uma série de coisas. O Vasco está reconquistando isso.

- Só tem uma maneira de o Vasco se recuperar: com o futebol, jogando futebol. Fazer um time competitivo de futebol.

Pedido para a torcida parar com os gritos homofóbicos

- Foi naquela hora em que pedi para a torcida, porque é proibido ter canto homofóbico. Falei para a torcida ter um pouquinho de calma, porque pode prejudicar. Mas como eu ia falar para todo mundo (risos)? Eu só falei: "Calma, p... (risos).

- Os caras meio que entenderam, isso vai na rádio, têm vocês da televisão. Luxemburgo está falando isso aqui, passa na rádio e chega lá na torcida.

Mexidas no time: saída de Cáceres, volta de Pikachu à lateral e entrada de Andrey

- Hoje foi uma necessidade. Uma análise também do time do São Paulo, com o Everton veloz e a troca do Reinaldo pelo Léo. Tentei fazer o que fiz no jogo anterior, se bem que só tirei o Pikachu para trás. Mantive a estrutura.

Rossi já pode começar jogando?

- O Rossi é um grande jogador, mas tem uma semana ainda. Eu forcei a situação. Ele só aguentaria 20 minutos. Estavam o Anderson e o Léo com cartão amarelo. Hoje foi a melhor partida do Marrony por dentro, também.

Mais sobre Marrony

- Futebol não é uma ciência exata. O Marrony está sendo trabalhado. Eu peguei o Marrony essa semana e treinei o posicionamento do Marrony. Quando tem de usar as costas, usar a velocidade, quando tem de buscar a bola. O Ramon tem trabalhado com os atacantes.

Sem mudar a postura

- Não é uma vitória que vai mudar nosso comportamento. Vamos continuar crescendo, como Vasco, mostrando crescimento.

Fonte: GloboEsporte.com