Vasco volta a São Januário apostando em casa cheia, nova iluminação e aproveitamento de quase 80%
Sábado, 24/08/2019 - 17:58
Este domingo será dia de matar a saudade para o torcedor do Vasco. Acostumado a ter São Januário como casa, o Cruz-Maltino não joga no estádio há pouco mais de um mês. Desde então, se viu "sem teto" e sofreu. Agora, terá a oportunidade - e a necessidade - de colocar em prática o ótimo aproveitamento na Colina, que estará lotada e de cara nova para o jogo contra o São Paulo.

Às 16h deste domingo, a bola rola novamente em São Januário pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marca a inauguração dos novos refletores da casa vascaína inaugurada em 1927. Na Colina, o Vasco tem 79,48% de aproveitamento em 2019 (13 partidas, com 10 vitórias, um empate e duas derrotas - contra o Bangu, no Carioca, e para o Atlético-MG, no Brasileiro).

Desde a vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, no dia 20 de julho, porém, o Cruz-Maltino não dá as caras no estádio. Neste período, o Vasco foi mandante duas vezes, mas não pôde jogar em casa. O jogo contra o CSA, que terminou 0 a 0, foi disputado em Cariacica, no Espírito Santo, porque os novos refletores de São Januário ainda não estavam instalados. O clássico contra o Flamengo, que terminou 4 a 1 para o Rubro-Negro, já havia sido negociado para ser disputado em Brasília.

Ainda neste Brasileiro, outro mando vendido, para Manaus, foi na terceira rodada. Contra o Corinthians, empate por 1 a 1, longe de São Januário.

Os números mostram que é justamente a Colina, e não somente o fato de ser mandante, que faz a diferença para o Vasco. Ao todo, mandando suas partidas, o Cruz-Maltino entrou em campo 21 vezes em 2019: 13 vitórias (10 delas em São Januário), cinco empates e três derrotas (ao todo, 69% de aproveitamento de pontos como mandante).

Por isso, o técnico Vanderlei Luxemburgo está certo de que o Vasco não pode abrir mão de jogar em sua casa, independentemente das condições oferecidas por empresas interessadas em comprar mando de partidas e levá-las para outros palcos.

- Não podemos sair de São Januário. Lá tem um calor humano diferente e uma pressão que nos favorece - disse o técnico logo depois do empate com o CSA em Cariacica.

E no dia de matar a saudade o Vasco também terá uma novidade para conhecer em São Januário. No período em que a equipe esteve longe, os refletores do estádio foram trocados para atender à exigência da CBF para o Campeonato Brasileiro. A reforma foi iniciada durante a Copa América e demorou mais do que o esperado - até por isso, o clássico contra o Fluminense foi às 11h.

Até esta sexta-feira, pouco mais de 16 mil ingressos já tinham sido vendidos pelo Vasco para o jogo contra o São Paulo. A expectativa, portanto, é de casa cheia para a retorno a São Januário.



Fonte: GloboEsporte.com