Camisa 3 é inspirada no início da trajetória do Vasco no futebol
Terça-feira, 20/08/2019 - 18:08
O Club de Regatas Vasco da Gama foi buscar no início de sua vitoriosa trajetória no futebol a inspiração para o seu terceiro uniforme, que chega às lojas de todo o país nesta quarta-feira (21/08), data do 121º aniversário do Clube. Em campo, a estreia da nova camisa acontece domingo (25), contra o São Paulo, às 16h, em São Januário, em confronto válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A camisa para os jogadores de linha será predominantemente branca, com golas e detalhes na manga na cor preta. O calção também é preto. A inspiração está em um dos modelos de uniforme utilizado pelo goleiro Nelson da Conceição há um século. Nelson foi o primeiro goleiro negro do Vasco e da Seleção Brasileira, contribuindo para a luta contra o racismo no esporte, especialmente no futebol. O "keeper" defendeu o Cruzmaltino entre 1919 e 1927, atuando em 191 jogos e colaborando para alçar o Clube ao patamar dos grandes da cidade do Rio de Janeiro.

Já o meião em preto e branco faz referência ao modelo usado pelo Vasco na primeira e vitoriosíssima viagem do Clube à Europa, em 1931, quando conquistou a luxuosa Copa Myrurgia derrotando o Barcelona, da Espanha. Na mesma excursão pelo Velho Continente, o time superou outras forças, como o trio de ferro português: Porto, Benfica e Sporting.

Escudo

Uma das grandes novidades da terceira camisa é o escudo. Ele é inspirado em um dos elementos que compõem o troféu "Bodas de Ouro", doado ao Clube por portugueses residentes no Brasil em comemoração ao Cinquentenário do Vasco da Gama (1898-1948). No troféu, o escudo traz uma versão estilizada da Cruz de Cristo encarnada. Na camisa três, o escudo é mais próximo da Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Camisa de goleiro

O terceiro uniforme de goleiro será preto com uma larga faixa creme no peito, gola também preta e a Cruz de Cristo encarnada no centro (há também uma segunda camisa para os goleiros com as cores invertidas). O modelo faz alusão à primeira camisa da história do Clube, idealizada em 1898. Foi somente no ano seguinte, em 16 de julho de 1899, que surgiria aquele que até hoje é o uniforme principal do Vasco, com a tradicional camisa preta e a faixa diagonal branca.

Produção interna

Assim como aconteceu com o terceiro uniforme lançado em 2018, além dos uniformes um e dois da atual temporada, a terceira camisa/2019 foi desenhada pela área de criação do Departamento de Marketing do Vasco. A confecção coube à DIADORA, parceira do Clube desde o início do ano passado. O modelo chega ao mercado com o preço sugerido de R$ 249,90.



Fonte: Site oficial do Vasco