Fisiologista Sandro Graham deixa o Vasco e vai trabalhar nas seleções de base
Quinta-feira, 15/08/2019 - 15:26
O Vasco perdeu, nos últimos dias, um profissional importante para a engrenagem do departamento de futebol. O fisiologista Sandro Graham, contratado no ano passado, deixou o Cruz-Maltino para trabalhar nas categorias de base da seleção brasileira.

Visto como "fundamental" no dia a dia do Vasco, como define Marcos Teixeira, diretor médico, Sandro se destacou e costuma receber elogios. Chamou atenção da CBF e terá a missão de repetir, com os garotos, o mesmo trabalho realizado no Cruz-Maltino.

- Foi um período de construção, evolução, em que produzimos bastante coisa, no sentido da construção de processos, de procedimentos, protocolos, não só na minha área (fisiologia), mas em todas as outras áreas ligadas à ciência. Passamos por dificuldades, mas também por momentos de muita alegria. E tudo contribuiu para o nosso crescimento pessoal e profissional. Foi uma honra enorme fazer parte de uma fração pequena da história de um clube do tamanho do Vasco - disse Sandro Graham ao GloboEsporte.com.

O trabalho de Sandro, no Vasco, consistia, entre outras coisas, em coletar e analisar dados de desempenho de todos os jogadores. Durante os jogos, por exemplo, o fisiologista acompanhava, via GPS conectado por rede sem fio a um tablet, todos os movimentos dos atletas (distância percorrida, velocidade média etc.).

Os dados eram transmitidos aos demais membros da comissão técnica no intervalo e ao fim das partidas. No dia a dia, Sandro também fazia o mesmo trabalho em treinamentos. Os dados servem para acompanhar desgaste e desempenho do elenco.

Alvo de críticas em 2018, o departamento médico do Vasco está vazio em 2019. Atualmente, nenhum jogador se recupera de lesão. Todos, mesmo os que ainda não têm condições de jogo, já estão entregues à preparação física.

- O Sandro teve papel fundamental para o Vasco na implementação de todos os nossos processos de fisiologia, avaliação e recovery dos atletas, incluindo tanto a pré, como a inter temporada bem como as análises diárias em treinos. É muito querido por todos os funcionários e, portanto, nada mais merecido do que representar o Brasil em seu novo cargo junto à CBF - disse Marcos Teixeira, diretor médico cruz-maltino.

Além de Sandro, o Vasco possui membros de suas comissões técnicas, da base e do profissional, que costumam ser convocados para seleções de base da CBF: o fisioterapeuta Amil Henrique e os médicos Thiago Monteiro e Fabrizzio Espinosa.



Fonte: GloboEsporte.com