Texto de 1953 narra o início de Antônio Soares Calçada à frente do futebol do Vasco
Quarta-feira, 07/08/2019 - 02:25
O JOVEM ANTONIO SOARES CALÇADA

O ex-diretor de tênis de mesa do coronel Póvoa é, hoje, o lugar-tenente de Cyro Aranha em seu terceiro mandato presidencial. Bem poucos conseguiram subir tão alto, em tão pouco tempo como esse moço industrial (bebidas, rua do Senado) de 29 anos, que surgiu no Vasco em 1936, como sócio juvenil, dois anos depois de ter desembarcado (procedente de Lisboa) na praça Mauá.

Calçada hoje é sempre uma grande notícia de jornal. É um nome que está na caderneta de todos os jornalistas esportivos. É um sujeito que, às vezes, acorda no Rio, almoça em São Paulo e janta em Belo Horizonte no mesmo dia. è o "enfant-terrible" da administração Cyro Aranha, dirigindo, com muita atividade, a Divisão de Compras (ele pede para esclarecer que não é de jogadores) e sendo o elemento de ligação entre a presidência e o departamento de futebol.

Tudo o que se passa dentro do Vasco ele sabe e Guarda melhor do que ninguém. em nenhum outro dirigente atual - sem exagero ou favor - Cyro confia tanto quanto no Calçada. Por isso mesmo a velha guarda e a tradicional turma do bate-papo que se reúne, todas as tardes, na sede do Vasco já andam enciumadas, culpando o rapaz por muita coisa, muitos chegando mesmo ao extremo de dizer que "ele é quem está levando Cyro Aranha para o mau caminho".

Calçada, entretanto, não dá ouvido à oposição, está perfeitamente tranqüilo e certo de sua força e de seu prestígio, nunca compra prego sem consentimento e a ciência de "seu" Cyro, apesar dos empates do Vasco mantém-se calmo e tem engordado muito.

Conhece todos os jornalistas, dá-lhes, a todos, indistintamente a atenção devida, embora, quando queira ira a São Paulo buscar o Julinho, Djalma Santos e Brandãozinho, procure despistá-los tanto quanto possa - e os indiscretos companheiros de diretoria permaneçam calados. Prestigiou Gentil Cardoso, apoiou a volta de Flávio Costa, esteve em Santiago e em Buenos Aires chefiando a delegação do Vasco, conversou com Peron, é muito estimado pelo Cordinha, desgostado pelo João da Silva (diretor de futebol), dedica umas oito horas por dia ao Vasco, não falta à sede, ao estádio, à concentração e aos almoços (diários) com o presidente Cyro Aranha. Que é a melhor hora que encontra para o seu "despacho".

*OS DONOS DO VASCO - trecho do artigo do jornalista Araujo Netto e foto de Gervásio Batista para a Revista Manchete em outubro de 1953

Esta é uma singela homenagem à memória vascaína de Antonio Soares Calçada, Presidente de Honra e Grande Benemérito do Club de Regatas Vasco da Gama, que conquistou todos os títulos já conquistados pelo grande presidente Cyro Aranha e mais.



Fonte: Blog Memória Vascaína