Entre amigos e ídolos do Vasco, Antônio Soares Calçada dá último adeus a São Januário
Terça-feira, 06/08/2019 - 14:15
A manhã de terça-feira foi de despedida em São Januário. Cercado por amigos, familiares e ex-jogadores do Vasco, o ex-presidente do clube Antônio Soares Calçada passou suas últimas horas no estádio. O corpo do dirigente mais vitorioso da história do Cruz-Maltino foi levado para o cemitério São João Batista depois de ser velado na Colina.

Os ídolos Roberto Dinamite, Sorato e Mauro Galvão marcaram presença no velório e na missa em São Januário. Além deles, amigos, familiares e pessoas do convívio no Vasco acompanharam as últimas horas de Calçada no estádio. O conselheiro Julio Brant, que recebeu o apoio do ex-presidente na última eleição, esteve na cerimônia.

- Desde quando cheguei ao Vasco, ele é o presidente. Cheguei ao Vasco em 1985, a partir daí ele esteve na presidência nos principais títulos. É o presidente mais vencedor da história do clube, uma pessoa que colocou o clube em outro patamar. É uma perda realmente complicada, porque por mais de não estar tão atuante nos últimos anos, tinha uma força dele. Quando queriam uma direção, procuravam ele. É irreparável essa perda. Uma pena. Esperamos que Deus possa confortar o coração da família - disse Sorato.

Mauro Galvão relembrou as vezes em que encontrou Calçada por acaso no voo que costumava pegar do Rio de Janeiro para Porto Alegre, onde nasceu.

- A importância era fundamental. O Calçada foi um presidente que procurou sempre unir todos os grupos. Sempre foi um presidente muito atuante neste sentido. Tinha livre acesso em todos os lugares. Soube sempre como se posicionar e conduzir bem quando foi presidente. Tive algumas histórias com o Calçada. Volta e meia ele ia para Porto Alegre e viajávamos juntos neste voo para Porto Alegre. Várias vezes nos encontramos e era sempre muito bom. Uma pessoa muito agradável.

Roberto Dinamite, que também passou pela presidência do Vasco, também destacou o poder de união que Calçada tinha.

- Era uma pessoa muito especial. Sempre foi um cara que buscou o diálogo, aproximou todo mundo. Por isso, é o maior vencedor, porque ajudou o clube com conquistas, mas acima de tudo a maior conquista foi essa. Todo mundo respeitava. Fica aí o meu pesar da perda, mas ele cumpriu uma etapa muito bonita aqui na terra - disse Dinamite.

Quem também marcou presença no velório em São Januário foi Andrade. Ídolo do Flamengo, mas com passagem com título pelo Vasco, sob comando justamente de Calçada, o ex-jogador relembrou a volta da Itália, em 1989, e agradeceu ao ex-presidente pela oportunidade de jogar no Cruz-Maltino.

- Foi num momento difícil. Eu estava voltando da Itália, sem clube, e o Calçada me deu a oportunidade de vir ao Vasco, conhecer o Vasco. Momento muito difícil, porque o ser humano está muito acima da rivalidade entre Flamengo e Vasco. Não poderia deixar de vir aqui deixar de dar o meu adeus. Eu só tenho a agradecer - disse Andrade, que teve a companhia do ex-presidente do Flamengo George Helal no velório.

Calçada morreu aos 96 anos, nesta segunda-feira, por complicações de uma infecção abdominal. Ele estava internado desde o dia 10 de julho. O ex-presidente comandou o Vasco de 1983 a 2000.

Os títulos de Calçada como presidente do Vasco:

Libertadores: 1998

Copa Mercosul: 2000

Campeonato Brasileiro: 1989, 1997 e 2000

Campeonato Carioca: 1987, 1988, 1992, 1993, 1994 e 1998





Fonte: GloboEsporte.com


Vasco da último adeus a Calçada

O velório do ex-Presidente da Diretoria Administrativa e Presidente de Honra do Clube, Antônio Soares Calçada, terminou no início da tarde desta terça-feira (06/08), na Capela Nossa Senhora das Vitórias, no Complexo Esportivo de São Januário. Familiares, amigos, vascaínos e personalidades prestaram suas últimas homenagens a um dos grandes nomes da história do Gigante da Colina. O corpo chegou a São Januário às 18h da última segunda-feira (05) e deixou o local às 12h desta quarta-feira (06), quando foi levado para sepultamento no Cemitério São João Batista. Eternizado na história do Vasco, Antônio Soares Calçada foi sepultado ao som do tradicional grito de 'Casaca'.

Ao longo do velório, representantes de todos os poderes do Club estiveram presentes, além de vascaínos ilustres e personalidades como o ex-Presidente da Diretoria Administrativa e ex-jogador Roberto Dinamite, o ex-jogador Sorato, o ex-atacante Bebeto e Edu Coimbra, ex-jogador e ex-treinador do Cruzmaltino. Também marcou presença o ex-presidente do Flamengo, George Helal.

Na Capela Nossa Senhora das Vitórias foram expostos itens que contam parte da história do ex-Presidente da Diretoria Administrativa e Presidente de Honra do Clube, Antônio Soares Calçada, no Club. Entre eles Taças de suas importantes conquistas no comando no Gigante e seu quadro do período em que esteve na presidência. Além disso, também foram expostas coroas de flores enviadas como homenagens por familiares, amigos, personalidades e federações.



Fonte: Site oficial do Vasco