Vasco é o clube da Série A com mais gols de falta em 2019
Quinta-feira, 25/07/2019 - 12:39
De virada, ao seu maior estilo, o Vasco venceu o Fluminense e alcançou a terceira vitória consecutiva atuando em São Januário pelo Brasileirão. O triunfo foi obtido graças a um bonito gol de falta marcado por Bruno César. O tento anotado não é obra do acaso, mas sim fruto de um trabalho desenvolvido desde o início da temporada por um dos auxiliares técnicos da equipe cruzmaltina.

Multicampeão pelo Gigante da Colina, Ramon Menezes se destacou nos tempos de jogador pelo bom aproveitamento nas bolas paradas. Membro da comissão técnica permanente, o ídolo tem compartilhado seu conhecimento com os jogadores do elenco vascaíno. Tem sido comum vê-lo duas vezes por semana, antes da atividade principal, promovendo treinamentos de cobranças de faltas.

Os trabalhos específicos estão surtindo efeito, e isso pode ser comprovado nos números. Levando em conta os times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama é o que mais marcou gols de falta na temporada, considerando todas as partidas disputadas em 2019. Foram cinco tentos no total que saíram de cobranças diretas: dois no Campeonato Carioca, um na Copa do Brasil, um no Brasileiro e um num amistoso.

O número chama atenção e se torna mais relevante se levarmos em conta que oito das 20 equipes que disputam a principal competição nacional ainda não balançaram as redes dessa forma. Último rival cruzmaltino, o Fluminense, por exemplo, não faz um gol de falta desde março do ano passado. São Paulo e Flamengo desde maio e junho de 2018, respectivamente. Bahia, Botafogo, Chapecoense, CSA e Corinthians são os outros que também não marcaram.

Nem mesmo a Seleção Brasileira possui um histórico positivo recente quando o assunto são gols marcados através de cobranças de falta. A última vez que o time canarinho balançou as redes através do fundamento foi com Neymar, em setembro de 2014, quando ainda era dirigido pelo tetracampeão e ex-atleta vascaíno Dunga. Nenhum gol de falta foi marcado durante toda a "Era Tite".

> Gols de falta das equipes da Série A do Campeonato Brasileiro em 2019:

05 gols- Vasco da Gama
04 gols- Atlético Mineiro
03 gols- Santos
02 gols- Athletico Paranaense, Cruzeiro, Grêmio e Goiás
01 gol- Avaí, Ceará, Fortaleza, Inter e Palmeiras

*Bahia, Botafogo, Chapecoense, CSA, Corinthians, Flamengo, Fluminense e São Paulo estão zerados

> Jogadores com mais gols de falta considerando times da Série A em 2019:

03 gols- Danilo Barcelos (Vasco da Gama)
02 gols- Carlos Sánchez (Santos), Cazares (Atlético Mineiro), Rafael Vaz (Goiás) e Ricardo Oliveira (Atlético Mineiro)

*Outros três jogadores vascaínos marcaram gols de falta na temporada: Bruno César (contra o Fluminense), Valdívia (contra o Foz do Iguaçu) e Marquinho (contra o Toledo, quando ainda defendia o Athletico Paranaense)



Fonte: Site oficial do Vasco