Juninho Paulista pode substituir Edu Gaspar na comissão técnica da Seleção Brasileira
Sexta-feira, 05/07/2019 - 19:43
A Copa América ainda não acabou, mas na CBF já há um perfil desejado sobre o substituto de Edu Gaspar. O pressuposto é ter história no futebol, preferencialmente como ex-jogador, se possível da seleção brasileira. O atual coordenador de seleções está a caminho do Arsenal, da Inglaterra, e apenas espera o fim da competição anunciar a saída.

Ainda não há nenhuma sinalização formal da CBF, mas nos corredores da entidade, segundo O GLOBO apurou, há simpatia por Juninho Paulista, pentacampeão do mundo, que assumiu recentemente a função de diretor de desenvolvimento. Antes de Edu Gaspar, que foi campeão da Copa América de 2004 como volante, Gilmar Rinaldi ocupava o cargo. O ex-goleiro foi campeão do mundo em 1994.

Ser jogador não é o suficiente. Espera-se que o novo coordenador tenha experiência como dirigente. Edu foi gerente de futebol no Corinthians, e Gilmar já havia trabalhado como superintendente no Flamengo. O pré-requisito pesa, vide a contratação de Branco para coordenar a base da seleção. O ex-lateral já havia ocupado o cargo em 2006 e na sequência foi coordenador de futebol do Fluminense. No caso de Juninho, há dez anos de experiência na gestão do Ituano.

Outro ponto que a CBF leva em consideração é a capacidade de o novo dirigente trabalhar com o técnico Tite. Edu Gaspar chegou junto com o treinador em 2016, em uma sugestão óbvia de Marco Polo Del Nero. Os dois fizeram dobradinha vitoriosa no Corinthians. Por Juninho já estar no organograma atual da CBF, a eventual ponte com o treinador pode ficar mais fácil.

Segundo o presidente da CBF, Rogério Caboclo, a entidade está disposta a abrir mão da multa rescisória de R$ 8 milhões para facilitar a saída de Edu.

Além de substituir o atual coordenador, a CBF deverá ir atrás de nomes para reforçar a comissão técnica. Sylvinho deixou a seleção antes da Copa América para assumir o Lyon, da França, e levará Fernando Lázaro, coordenador da análise de desempenho após o torneio.



Fonte: O Globo Online