Juniores: Geração 98 do Vasco vem conquistando títulos desde o futsal; relembre

Segunda-feira, 01/05/2017 - 21:37
comentários

Os anos passam, os adversários mudam, mas o campeão é sempre o Vasco da Gama quando a disputa envolve atletas da geração 1998! Mantendo sua tradição de vitórias e quebra de tabus, a safra composta por jogadores nascidos no ano do centenário cruzmaltino formou a base do time que superou o Fluminense no último domingo (30/04) e levou o Gigante da Colina ao título da Taça Guanabara sub-20, competição que o clube não vencia há 20 anos.

A conquista evidencia não apenas o excelente trabalho desenvolvido nos juniores, mas destaca a importância e justifica o investimento nas categorias iniciais. Dos 13 jogadores utilizados por Marcus Alexandre nas Laranjeiras, apenas Mayck e Léo Couto não fizeram toda a base na Colina. Mateus Vital, por exemplo, chegou ao Vasco em 2003, com apenas cinco anos de idade. O volante Andrey, um ano depois, aos seis, e o capitão Alan, com nove anos, em 2008.

Todos atuaram juntos no futsal e venceram competições pelas equipes que passaram nas quadras antes da transição para o campo, onde também cansaram de levantar troféus. Com a conquista da Taça Guanabara sub-20 nas Laranjeiras, para se ter uma ideia, a geração 98 atingiu a marca de 10 títulos dentro da base cruzmaltina. A safra foi campeã em todas as categorias que defendeu, do pré-mirim aos juniores.

- Esse título teve um sabor especial e significou muito para mim, não só por ser campeão, mas pela recuperação que esse grupo teve. Quando ninguém mais acreditava, nós pegamos força de onde não tínhamos e demos a volta por cima. Graças a Deus, nosso trabalho foi coroado essa conquista, a única que nos faltava na base. Me sinto muito honrado em poder fazer parte desse grupo tão maravilhoso, que mais uma vez colocou o nome na história do Vasco - comentou Mateus Vital.

Talento individual e comprometimento tático não faltam, mas se engana quem pensa que esses são os principais segredos do sucesso da vitoriosa safra. A união e o amor à camisa do Vasco da Gama são características marcantes da mesma. A presença de Douglas nas Laranjeiras, a emoção com o grito de "Casaca" e o abraço coletivo aos torcedores presentes nas arquibancadas serviram para evidenciar o DNA cruzmaltino da geração 98.

- Nossa geração realmente é especial. Nascemos no ano que o clube foi campeão da Libertadores. Temos um vínculo muito forte entre nós e com o Vasco. É algo de família. A presença do Douglas só confirmou isso. Embora ele esteja num momento diferente, no lugar que todos nós almejamos chegar, que é o profissional, foi lá e nos deu força. Temos um amor muito grande por esse clube, até por todo tempo que temos aqui dentro, conhecemos cada detalhe de São Januário. Então, carregamos essa paixão e buscamos honrar a camisa do Vasco sempre que entramos em campo - disse Rafael França, volante que vem atuando na lateral-direita e defende as cores do Gigante desde 2007.

Os títulos da Geração 98 do Vasco da Gama nos gramados:

- Taça Rio Bonito sub-11 de 2009
- Copa Light sub-11 de 2009
- Mundialito de Clubes sub-13 de 2011
- Torneio Guilherme Embry sub-14 de 2012,
- Taça Guanabara sub-15 de 2013
- Copa da Amizade Brasil-Japão sub-15 de 2013
- Campeonato Carioca sub-15 de 2013
- Taça Guanabara sub-17 de 2015
- Campeonato Carioca sub-17 de 2015
- Taça Guanabara sub-20 de 2017



Fonte: Site oficial do Vasco