Tupi-MG parabeniza o Vasco pelos 90 anos de São Januário e lembra seus jogos no estádio

Sábado, 22/04/2017 - 09:59
comentários

Nesta sexta-feira, 21 de abril, o Estádio São Januário, do Clube de Regatas Vasco da Gama, completa 90 anos. Nesta data, o Tupi Football Club parabeniza o clube carioca relembrando a antiga amizade entre as duas instituições. Em 19 de junho de 1932, o Tupi inaugurava o Estádio Salles Oliveira justamente em uma partida diante do Vasco, que terminou empatada em 1 a 1, com gols de Bianco, para o Tupi, e Russinho, para o Vasco.

Na oportunidade, o clube carioca homenageou o Alvinegro de Juiz de Fora com placa com a seguinte mensagem: “Ao Tupi Football Club ao inaugurar sua praça de desportos, os votos de prosperidade do Club de Regatas Vasco da Gama do Rio de Janeiro”.

Dez anos depois, outra placa confeccionada pelo Cruz-maltino: “Ao Tupi F.C. símbolo de glórias esportivas de Juiz de Fora, o C.R. Vasco da Gama na gestão de Cyro Aranha”. Na oportunidade, as duas equipes voltaram a se enfrentar em Santa Terezinha, com o jogo terminando empatado em 1 a 1, conforme levantamento do pesquisador da história do Tupi, Léo Lima, responsável pelo “Memorial Carijó”. As duas placas ainda podem ser vistas no Salles Oliveira, ao lado da imagem de Santa Terezinha.

Apesar de a ligação entre os dois clubes ser muito antiga, a primeira partida oficial entre Vasco e Tupi ocorreu somente em 2016, na Série “B”, justamente em São Januário, com vitória do Vasco por 1 x 0. A partida ocorreu quase 80 anos após o único confronto entre os dois times no histórico estádio: 2 a 1 para o Vasco em 27 de setembro de 1936 (informação do “Memorial Carijó”), com dois gols de Lauro para o Vasco, e Lage marcando para o Carijó. No jogo de volta pela Série “B” de 2016, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, empate em 2 a 2.

Em 1986, as duas equipes duelaram na final de campeonato comemorativo pelo aniversário de Juiz de Fora, partida realizada no Estádio Procópio Teixeira, no Sport. O Tupi tinha um excelente time, mesmo assim não resistiu ao Cruz-maltino, que tinha em sua equipe jogadores como Romário, Roberto Dinamite, Geovani, Mazinho e Mauricinho. O jogo seguia empatado em 1 a 1, mas no segundo tempo Romário, que despontava para o futebol, levou o Vasco à vitória por 4 a 1 ao marcar três vezes.



Fonte: Site oficial do Tupi