São Januário foi palco de acontecimentos políticos, sociais e culturais do Brasil

Sábado, 15/04/2017 - 06:41
comentários

O estádio de São Januário completará 90 anos na próxima sexta-feira, dia 21 de abril. Além de partidas de futebol, o local sediou também importantes eventos da história polícia do Brasil, como, por exemplo, discursos do então presidente Getúlio Vargas. O historiador do Centro de Memória do Vasco, Walmer Peres, em entrevista ao jornal Lance, falou sobre a presença de Vargas no estádio:

"Getúlio Vargas escolhia São Januário até quando já tinha o Maracanã. Em 1951, quando ele retorna, ele escolhe São Januário ao invés do Maracanã. Isso aí pouca gente se atenta. Em 1951 e 1952 ele está aqui. Poderia estar no Maracanã, era um palco para 200 mil pessoas. Mas ele prefere fazer aqui em São Januário. Criou-se uma identidade. O que não significou que o Vasco tenha angariado preferências. Quando Getúlio ia dar algum benefício para clubes esportivos, ele dava para todos. O Vasco nunca foi beneficiado pelo poder público. Aqui era um espaço que era cedido para diversos eventos. Mas isso não significou benefícios para o Vasco em detrimento aos outros clubes", afirmou Walmer, em entrevista ao Lance.

Getúlio Vargas não foi o único presidente brasileiro a discursar da tribuna de São Januário; Eurico Gaspar Dutra, Juscelino Kubitschek e João Goulart também o fizeram. O líder comunista Luiz Carlos Prestes foi outro importante político que fez um comício no estádio. São Januário também sediou eventos culturais, como concertos do maestro Heitor Villa-Lobos e desfiles de escolas de samba.



Fonte: NETVASCO (texto), Reprodução Internet (fotos)