Federação do Uruguai não deixou equipe do país vir ao Brasil fazer jogo inaugural de São Januário

Sexta-feira, 14/04/2017 - 21:45
comentários

Às vésperas do aniversário de 90 anos da inauguração de São Januário, em 21 de abril, o historiador do Centro de Memória do clube, Walmer Peres, revelou, em entrevista ao jornal Lance, uma curiosidade: o time inicialmente convidado para o primeiro jogo do estádio não havia sido o Santos, e sim o Wanderers, do Uruguai, que, no entanto, não foi liberado pela federação do país:

"Não seria o Santos, mas o Wanderers, de Montevidéu. Mas o convite foi negado pela liga uruguaia, só puderam vir aqui no ano seguinte, na inauguração dos refletores. Aí, a opção foi pelo Santos. Era uma grande equipe do futebol brasileiro. O presidente da república da época, Washington Luís, estava presente. Vários ministros, muitas autoridades presentes. Foi um grande feito do esporte carioca, até então de todos os tempos. Foi um grande evento social na época. Foram mais de 40 mil espectadores", revelou Walmer ao Lance.

O Wanderers acabaria por enfrentar o Vasco quase um ano depois, em 31 de março de 1928, na inauguração dos refletores do estádio. Na ocasião, o Gigante da Colina venceu por 1 a 0, com um gol olímpico de Sant'Anna.



Fonte: NETVASCO (texto), Reprodução Internet (foto)